Da Ascom/Amams
Na manhã de segunda-feira 09/06, no Palácio da Liberdade, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) foi reeleita para vice-presidência do Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semi-Árido Mineiro. A secretaria executiva da entidade, Beatriz Morais Rabelo Correa, continua na diretoria do Comitê por mais um mandato com duração de um ano e terá como suplente o coordenador do Departamento de Assistência Social da Amams, o professor Luiz Lobo.
O governador Aécio Neves foi representado no evento pelo seu vice, o professor Antônio Augusto Junho Anastasia e pela secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), a deputada Elbe Brandão.
COMITÊ
O Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semi-Árido Mineiro foi criado pelo governador Aécio Neves, em maio de 2005, com o objetivo de deliberar e definir as diretrizes do Pacto Nacional pelo Semi-Árido em Minas Gerais, com a finalidade de articular políticas públicas e mobilizar os municípios no cumprimento de metas, visando melhores condições de vida da criança e do adolescente, na região semi-árida de Minas Gerais.
ELEIÇÃO
Após a reunião da mesa diretora foi realizada a eleição da nova diretoria que comandará o Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semi-Árido Mineiro para o exercício 2008/2009 e que ficou assim constituída: Presidente - João Batista de Oliveira (sub-secretário dos Direitos Humanos – Sedese); vice-presidente – Beatriz Morais Rabelo Correa (Secretária Executiva da Amams); 1º secretário – Andréia Barreto (Frente de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes); 2º Secretário – Fernanda Flaviana de Souza Martins (Coordenadora de Políticas Públicas para as Crianças e Adolescentes de Minas Gerais – Sedese).
A secretária executiva da Amams, Beatriz Morais Rabelo Correa, disse que ao assumir a vice-presidência do Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semi-Árido Mineiro, a entidade espera oferecer aos municípios uma melhor articulação das política públicas de atendimento às crianças e adolescentes.
“A criança e o adolescente estão em uma fase peculiar de desenvolvimento e a Amams, assim como o Poder Público e a Sociedade Civil têm o dever de apoiar, amparar e mobilizar todos os segmentos em prol das garantias dos direitos que lhe são assegurados pela nossa Legislação”, comentou Beatriz.
TRABALHOS
Ainda sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, Beatriz Morais destacou as ações realizadas recentemente como o Seminário Regional “Toda Criança em Família” que teve como objetivo esclarecer e mobilizar todos os municípios da região e órgãos estaduais e federais acerca dos procedimentos e critérios relacionados a adoção Nacional e Internacional. “Contamos com a parceria da Corregedoria Geral da Justiça, bem como da Associação dos Magistrados Mineiros e tivemos a participação de aproximadamente 100 municípios da nossa e de outras regiões de Minas, representados por mais de 1.700 pessoas no o Seminário Regional Toda Criança em Família”, assinalou a Secretária Executiva da Amams .
O Presidente da Amams, José Barbosa Filho, acrescenta que, “a participação da entidade neste Comitê é importante pois é mais uma voz da região norte-mineira que gritará em favor dos direitos das nossas crianças e adolescentes, para ajudá-las na melhoria da qualidade de vida e defendê-las principalmente no que se refere ao combate ao trabalho infantil e exploração sexual em todos os 92 municípios da área de abrangência da Amams”, concluiu.