O vereador Ildeu Maia – PP defende as mudanças da reforma administrativa do prefeito Athos Avelino – PPS, argumentando que elas darão novas condições para que o governo municipal finalmente avance nos seus projetos sociais, atendendo às principais necessidades da população
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
A reforma administrativa, na concepção de Ildeu Maia é indiscutivelmente necessária e um direito do prefeito.
- É preciso garantir mais agilidade ao serviço público e foi com essa proposta que o prefeito Athos Avelino enviou o projeto à câmara municipal. É o que o povo quer. E a câmara municipal deu um crédito ao prefeito para que ele possa atender aos desejos da população de Montes Claros.
Segundo Ildeu Maia, as mudanças na área de esportes e lazer, ao contrário do que manifestaram segmentos desportistas da cidade, serão também de extrema importância para o progresso das suas atividades.
- Tentaram incutir na cabeça do povo que as mudanças previstas para a reforma administrativa seriam fatais para as políticas públicas de esportes e lazer em Montes Claros, porque elas passariam pela extinção da secretaria de Esportes e Lazer. Não é verdade. Esse argumento só serviu para esconder os valores da reforma. A secretaria continuará existindo, só que agora ligada à secretaria da Educação – diz o vereador, garantindo que o voto favorável que dispensou ao projeto também se deveu a esse compromisso com o setor de esportes e lazer.
MAIS AÇÃO
Ildeu Maia reitera que a câmara municipal não votou a matéria do executivo sem desprendimento político. Afirma que os vereadores foram previamente inseridos em uma discussão sobre a idéia, assim que ela passou a ser concebida pelo governo municipal.
- Estivemos (a bancada da situação) com o prefeito Athos Avelino e ele nos afirmou, ele nos garantiu que a secretaria de Esportes e Lazer, com a reforma administrativa, não seria extinta. E ela de fato não foi. O que ocorrerá daqui pra frente, de acordo com o prefeito, será uma revitalização da pasta, concedendo-lhe mais estrutura e mais recursos para atuar com dinâmica em parceria com a secretaria da Educação.
O ex-presidente do legislativo municipal (2004-2006) também justificou as mudanças no setor de esportes e lazer, observando que a Smel era uma secretaria sem muita ação, que não atendia ao setor em Montes Claros.
- Apesar das coisas importantes que realizou, a secretaria estava aquém de nossas metas. Não tinha uma ação contundente. E nós queremos uma secretaria atuante, que possa fazer muito mais do que tem sido feito até agora.
O vereador acrescenta que nenhum dos projetos da secretaria extinta será prejudicado, estando confirmadas as seqüências dos campeonatos de futebol amador, varzeano e rural, por exemplo, além de outras atividades que incluem esportes especializados etc.
- Não estamos na câmara para votar projetos nocivos ao povo, que nos elegeu para representá-lo. E isso será provado quando as medidas aprovadas por nós entrarem em vigor.