Recriação da Sudene: Gil Pereira quer tema discutido na Assembléia de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 05/03/2007 às 08:19.Atualizado em 15/11/2021 às 07:59.

Deputado sugere estender discussões sobre as prioridades do Norte de Minas na recriação da Sudene, deflagradas em Montes Claros, até a assembléia legislativa do estado. Segundo ele, a iniciativa contará com o apoio do governador Aécio Neves



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



Numa proposição do vereador Cori Ribeiro – PPS, presidente da câmara municipal, o legislativo de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira, audiência pública que debateu a recriação da Sudene – Superintendência de desenvolvimento do Nordeste. As discussões envolveram autoridades civis e militares - que defenderam o retorno da autarquia apoiado, sobretudo, em novo modelo de gestão para que volte a dar suporte efetivo aos avanços sócio-econômicos do Norte de Minas.



Os deputados estaduais Gil Pereira – PP e Tadeu Leite – PMDB participaram das discussões. O prefeito Athos Avelino – PPS marcou presença em rápida passagem pela câmara municipal, onde discursou na abertura do evento, se retirando em seguida para, segundo ele, atender agenda referente à Festa Nacional do Pequi.



null



Gil Pereira propôs elaboração de documento sobre prioridades regionais com a recriação da Sudene, e a ampliação das discussões dos temas até a assembléia legislativa de Minas Gerais


(foto: Manoel Freitas)



O deputado Gil Pereira, que a exemplo de Tadeu Leite abriu mão de reuniões políticas em Belo Horizonte para participar da audiência pública em Montes Claros (leia reportagem nesta página), informou que proporá à assembléia legislativa de Minas Gerais a realização de novas discussões sobre o tema.



MOMENTO OPORTUNO



Segundo Gil Pereira, a recriação da Sudene surge no momento em que o Norte de Minas ganha projeção na sua representação no estado e no país, acrescentando que a região tem agora a força política necessária para, inclusive, reivindicar posições mais importantes na direção da Sudene, não ficando restrita a arranjos regionais.



- O governador Aécio Neves está conosco nesta luta, a região tem uma bancada forte e vamos recorrer ao governo federal, com o apoio de nossos colegas do parlamento em Brasília, para consolidarmos os objetivos de uma Sudene que realmente retome o desenvolvimento do Norte de Minas – disse.



Gil Pereira também sugeriu que, através da Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros, representada na reunião pelo reitor Paulo César Gonçalves Almeida, os segmentos envolvidos na recriação da autarquia elaborem documento, para ser enviado ao governo federal, pontuando os interesses do Norte de Minas.



MUDANÇAS NO PROJETO



O empresário Antônio Paculdino, do Conselho de empresas da área mineira da Sudene, aproveitou para observar diretrizes do projeto de recriação da Sudene, que tramita no congresso nacional. Segundo ele, elas deveriam ser alteradas, constando essas propostas no documento a ser preparado via Unimontes, destacando em especial a questão da fiscalização e regularização de projetos que ficarão sob responsabilidade do Banco do Nordeste do Brasil.



- Isso é uma incoerência – disse ele, entendendo que essa atribuição deveria ficar sob encargo da própria Sudene, e sublinhando existir também a questão das sobras de recursos, que não poderão ser utilizadas no ano seguinte, caso o dinheiro não seja aplicado no exercício previsto nos projetos.



O projeto, ainda segundo Antônio Paculdino, também precisa assegurar a participação da Sudene no capital de risco. Para ele, não adianta a região contar com boas rodovias, com toda uma estrutura logística se não há dinheiro.



- Essa questão, inclusive, de capital de risco, foi o princípio que norteou a criação da Sudene pelo economista Celso Furtado na década de 1950 – encerrou o empresário.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por