Raquel Muniz leva apoio às mulheres privadas de liberdade

Raquel Muniz sempre esteve ao lado da Pastoral Carcerária, desde a sua fundação e, hoje, como deputada federal, ela se tornou uma parceira ainda mais atuante

Jornal O Norte
Publicado em 14/03/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:56.

Márcia Vieira
Repórter










Fotos: Márcia Vieira

Raquel Muniz é maquiada por uma detenta durante evento

 

Na tarde de sexta-feira 10, a Pastoral Carcerária realizou o encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher, nas dependências do presídio Alvorada, o único da região que acolhe a população carcerária exclusivamente feminina e abriga atualmente 50 detentas.

Aulas de zumba, palestras, acompanhamento psicológico e terapia fizeram parte da programação da Semana da Mulher, que começou no dia 6 de março e se encerrou na sexta 10, com desfile e eleição da Miss Alvorada.

A deputada Raquel Muniz, participou do evento mais uma vez e declarou sua importância na vida das pessoas privadas de liberdade.

- O objetivo é elevar a auto-estima dessas mulheres. Mostrar que não é porque estão privadas da liberdade que são menos mulheres. Precisamos fazê-las acreditar que existe um mundo lá fora, diferente e promissor esperando por elas. Elas merecem uma segunda chance - disse a deputada.

PARCERIA IMPORTANTE
De acordo com Dilson Marques, coordenador arquidiocesano da pastoral, a instituição tem por objetivo garantir a presença da igreja dentro do presídio.

Ele ressalta que são muitos os trabalhos realizados, entre eles, a luta pelas políticas públicas e atendimento à família do encarcerado.

Para Dílson Marques, a efetivação do trabalho é possível graças a parceiros, como a deputada Raquel Muniz, que participa da iniciativa desde o seu início.

- A deputada Raquel Muniz sempre nos deu apoio. Ela é uma peça fundamental na realização do nosso trabalho. A sua parceria nos incentiva e garante que nossas ações tenham um resultado ainda mais positivo.










Pastoral carcerária realiza anualmente a Semana da Mulher

 

AÇÃO HUMANA
Maria das Dores Raposo (Dora), vice-coordenadora da Pastoral Carcerária, corrobora as palavras do coordenador, acrescentando que Raquel Muniz se dedica à Pastoral não somente como política, mas como ser humano.

- Raquel é uma parceira desde a fundação da Pastoral, há 35 anos. Em tudo que necessitamos dela, como ser humano, ela sempre nos auxilia. Como parlamentar, ela pôde aumentar ainda mais este apoio.

A Semana da Mulher já está no calendário oficial da Pastoral Carcerária e do Sistema Prisional de Montes Claros há 15 anos. A ressocialização é uma das preocupações dos coordenadores. Esta semana, um curso de maquiagem foi oferecido às detentas.

- É um grande desafio o de colocar o ex-encarcerado no mercado de trabalho. Este curso é uma oportunidade, para que elas já saiam do presídio já com uma profissão. É um ponto positivo dentro do sistema. Quando elas participam de alguma coisa, se sentem mais gente - finaliza Dora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por