Vereador pede ação do Procon e
da secretaria de Agricultura
contra comércio ilegal
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
Repetindo o vereador Rosemberg Medeiros – DEM, que levantou graves suspeitas de que o setor público municipal de saúde e do comércio em Montes Claros estaria distribuindo e vendendo medicamentos com eficácia duvidosa, Raimundo do INSS – PDT denunciou a produção de mel falsificado e comercializado na cidade.
Segundo ele, o Procon – Serviço de proteção ao consumidor deveria atuar no sentido de averiguar se de fato isso vem ocorrendo, analisando os estoques do produto que são encontrados em farmácias e mercearias.
Raimundo do INSS:
- População consome melaço pensando que é mel
(foto: arquivo/ Wilson Medeiros)
- Essa é uma questão que envolve também a secretaria municipal de Agricultura, que deveria proceder à inspeção nos aviários para constatar ou não essas irregularidades – disse.
SAÚDE EM RISCO
Ainda de acordo Raimundo do INSS, além da população consumidora, muitos produtores de mel em Montes Claros, que procuram proceder de acordo com a lei, estão sendo prejudicados com a concorrência de um produto falso, colocado no mercado a preços às vezes inferiores, e que grande parte das pessoas consome sem saber que está sendo enganada.
- Essa prática precisa ser contida, até porque o mel é importante para a saúde humana – acrescentou.
Ele lembra que a produção e venda de mel em Montes Claros devem receber uma fiscalização mais rigorosa, por se tratar de um produto na maioria das vezes adquirido também pelas suas propriedades medicinais.
- Diagnosticamente está provado que o mel, o própolis, a geléia real, inclusive, tanto que ela está sendo exportada para o Japão em larga escala, possuem propriedades que ajudam no combate ao câncer e outras doenças – frisa o parlamentar, observando que as pessoas que procuram no mel essas qualidades para tratar alguma moléstia, podem estar piorando o seu quadro de saúde ao consumir um produto falsificado.
- A denúncia é de que alguns produtores estão vendendo melaço como se fosse mel.
Raimundo do INSS conclui informando como o mel falsificado é produzido até sua entrada no mercado consumidor.
- Os produtores colocam açúcar, melado de rapadura perto dos aviários e as abelhas colhem o produto, transferindo-o para as colméias, onde o mel é produzido, portanto, sem a pureza do verdadeiro mel silvestre, oriundo do néctar colhido pelas abelhas nas flores.