Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

PSD Mulher: partido comemora forte adesão feminina

Cerca de 400 mulheres participaram do encontro, motivadas pela perspectiva de fazer um número expressivo de vereadores nas próximas eleições

Jornal O Norte
Publicado em 19/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:07.

Por Marcelo Valmor











O encontro reuniu um grande público, em sua maioria mulheres

 

O Partido Social Democrático (PSD) organizou um grande encontro com sua militância feminina para traçar estratégias e definir pré-candidaturas ao cargo de vereador nas eleições de outubro. O evento foi realizado no bairro Alto São João, zona leste da cidade, na última sexta-feira (15), e contou com as presenças da deputada federal Raquel Muniz, do presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, José Marcos Martins de Freitas (Marcos Nem), do ex-subsecretário de Políticas Urbanas do Estado de Minas Gerais, Diram Rodrigues Souza Filho, entre outras autoridades.

A deputada federal Raquel Muniz (PSD) abriu o encontro comemorando a presença maciça da militância, quando no espaço se encontravam mais de 400 mulheres, animadas pela perspectiva de fazer um número expressivo de vereadores no próximo 02 de outubro, mas, principalmente, de levar aos quatro cantos da cidade a necessidade de ampliar a presença feminina no legislativo montes-clarense.

Maior liderança do partido na região, Raquel Muniz chamou a atenção para as mudanças nas regras eleitorais, já que o tempo de campanha foi reduzido, o financiamento de empresas proibido e a internet ainda mais valorizada.

- Estamos diante de uma eleição atípica, pois com o tempo enxuto e os limites para doação em dinheiro, a possibilidade de conquistar o voto vai passar por dois pontos e que fortalecerão a democracia. O primeiro deles é conversar diretamente com o eleitor, gastando saliva e sola de sapato. Além disso, a internet é o espaço por excelência para fazer o nome de vocês chegar mais rapidamente até a população – orientou a deputada às pré-candidatas.

Segundo Raquel Muniz, a taxa de representação feminina no Brasil, seja em âmbito municipal, estadual ou federal, é irrisória, e não traduz os percentuais na sociedade, hoje majoritariamente composta por mulheres.

- É preciso ampliar nossa participação, andando com os homens com quem temos muito que aprender. Não defendemos o conflito com eles, mas a parceria. Meus pares no Congresso Nacional são basicamente homens, mas consigo atuar conversando, dialogando e trazendo benefícios para a região, como a renegociação das dívidas dos produtores rurais, a reforma da BR-251, entre outras obras - concluiu.

As pré-candidatas do PSD à Câmara Municipal aproveitaram o final do evento para procurar informações, fazerem as fotos para uma possível campanha e, o mais importante, trazer para os presentes ao evento seus nomes, respeitando a legislação eleitoral que proíbe a propaganda antes do dia 16 de agosto.

- Vamos oferecer nosso nome como pré-candidata e esperamos que a Câmara Municipal amplie a participação feminina - observou Selma Meireles.

Além da expectativa em relação às eleições, Zilda de Cássia, também pré-candidata, ressaltou o diferencial entre a campanha de 2016 em relação a 2012.

- A classe política está desacreditada, mas as mudanças na lei obrigarão as pessoas a se apresentarem diretamente ao eleitor, claro que na hora e no dia certo, conforme determina a Lei Eleitoral, e anunciarem o seu nome como pré-candidato - afirmou Zilda.

Outro aspecto que marcou o encontro do PSD foi o lançamento da pré-candidatura do prefeito licenciado Ruy Muniz (PSB). Anunciado pelo jornalista Artur Leite, o nome de Muniz foi insistentemente repetido em coro pelas participantes do encontro.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por