Logotipo O Norte
Domingo,14 de Setembro

PSB Mulher: lugar de mulher é também na política

Encontro do PSB Mulher reúne cerca de 200 lideranças para discutir a importância da participação feminina na política e fortalecer o potencial das candidatas pelo partido

Jornal O Norte
Publicado em 28/06/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:05.

Por Marcelo Valmor










Foto: Silvana Mameluque

PSB Mulher discute a importância da participação feminina na política

 

Na noite de sexta-feira (24), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) Mulher proveu o 1º Encontro Municipal. O objetivo foi promover o entrosamento da seção feminina do partido, discutir o potencial de votos das suas candidatas, além de chamar a atenção para a importante presença feminina na política local e nacional.

Em seu discurso, a presidente Rita Maluf apontou para as diferenças na atuação de homens e mulheres e mulheres na política, mas, sobretudo, procurando estabelecer a aproximação.

- Somente com um trabalho conjunto conseguiremos construir o mundo com que sonhamos - afirmou.

A palavra feminismo surgiu em 1837, com Charles Fourier, um utópico socialista e filósofo francês, mas a partir daí ela se converte em movimento político e deságua na política partidária no século XX como pré-condição de acesso das mulheres à participação política.

- O PSB acredita que as mulheres precisam protagonizar a cena política para, junto com os homens, construir o Brasil que queremos e merecemos - ressaltou Rita Maluf.

Segundo a presidente do PSB Mulher, hoje, são 200 mulheres filiadas ao partido em Montes Claros.

- Nomes como de Celeste Leite Fróes, funcionária pública e socióloga; Leni Tolentino da Infraero e Rotary Liberdade; as empresárias Ângela Ferraz e Jussara Cunha, Danielle Souza, comerciante e que desenvolve importante trabalho social, entre outras, se constituem em força eleitoral para as próximas eleições, além de ajudar ainda mais a luta feminina pela ampliação da sua representação na Câmara Municipal de Montes Claros – destaca Rita Maluf.

Socióloga e pós-graduada em docência do ensino superior, Celeste Leite Fróes destaca a necessidade de ver a política partidária como sendo, também, espaço feminino de atuação.

- Vejo como uma iniciativa louvável e necessária para o efetivo exercício da cidadania feminina a presença da mulher na política brasileira. Por outro lado, é uma busca de partilha de responsabilidades entre homens e mulheres. Por isso mesmo, é sempre bom lembrar a frase da deputada federal Raquel Muniz, quando disse que uma mulher na política tem sua vida mudada, mas várias mulheres na política muda os processos políticos - argumenta.

A presidente do PSB Mulher, Rita Maluf, encerrou a reunião convocando as mulheres para efetivarem sua participação nos rumos políticos do País, contribuindo, assim, para a construção de uma nova forma de relação política.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por