Eduardo Brasil
Repórter
O prefeito Athos Avelino - PPS não deverá mesmo permanecer no partido e até meados de janeiro de 2009 deverá anunciar sua nova filiação - podendo decidir pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro.
- O PPS está diminuindo de tamanho. A cada dia fica menor. Dos 23 deputados que elegeu, hoje conta com apenas 13. Já o PSB elegeu 27 e hoje tem 30 deputados - diz o vice-presidente do diretório municipal do PSB em Montes Claros, José Veloso Durães, em contato com O Norte na manhã desta segunda-feira 22.
- O PSB passa a ser mais interessante pela força que tem em relação à outra agremiação, por exemplo, no tempo da propaganda eleitoral gratuita na televisão, que é de 1,03". E, naturalmente, pelos direitos que tem em relação ao Fundo de participação dos partidos.
Segundo ele, que aproveitou a reportagem para anunciar sua candidatura para a presidência da legenda, o PSB reiterou, através do seu deputado estadual Júlio Delgado, convite de filiação ao prefeito de Montes Claros na semana passada, acreditando que Athos Avelino, que deverá disputar nas eleições de 2010 uma cadeira no congresso nacional ou na assembléia legislativa de Minas Gerais, poderá aceitá-lo, embora admita que durante reunião como o executivo municipal ele tenha revelado dúvida em relação ao assunto, sobretudo pelo fato de também estar sendo assediado pelo PT.
- O deputado federal Virgílio Guimarães fez o mesmo convite ao prefeito, mas também não recebeu nenhuma resposta.
ESCOLHA
José Veloso espera que o PSB seja o escolhido por Athos Avelino, considerando sobretudo a convergência que ambos já ensaiariam há muito tempo em relação às políticas públicas necessárias para o desenvolvimento de Montes Claros e do Norte de Minas.
- É um partido atuante, que vem crescendo em Montes Claros e em todo o país, tornando-se cada vez mais importante nas decisões eleitorais. Depois, os princípios do PSB são os mesmos princípios defendidos por Athos Avelino. O PSB o quer nas suas fileiras disputando as urnas, seja para o congresso ou para a assembléia do estado, decisão que o prefeito também só deverá tomar mais adiante, após muitas conversas e, sobretudo, após as primeiras pesquisas sobre o quadro da próxima disputa eleitoral.
José Veloso Durães informa ainda que outras forças políticas estariam na mira do PSB para compor sua chapa para as próximas eleições. Uma delas seria o ex-vereador Paulo Lopes, hoje filiado ao PV. A informação de que Paulo Lopes também teria sido convidado para se filiar no PSB, segundo ele, foi dada pelo ex-deputado estadual da legenda e ex-presidente do Ipsemg, Mauro Lobo.
- Não sei qual teria sido a resposta do ex-vereador. Paulo Lopes é importante para o PSB. Sua filiação aumentaria ainda mais o poder do partido. Também aguardamos por ele - conclui José Veloso Durães.