Vanelle Oliveira
Repórter
As ruas do centro de Montes Claros foram palco de uma manifestação diferente. Organizada através de redes sociais, como Twitter, Facebook, You Tube e Orkut, um grupo de jovens montes-clarenses realizou, na manhã do último sábado, um protesto para lá de real contra administração municipal.
Adriana Queiroz
Com rostos pintados e usando nariz de palhaço, os manifestantes reclamaram de descaso da administração municipal com a cidade
Com rostos pintados e usando nariz de palhaço, os manifestantes, que se diziam vindos de um movimento apartidário, reclamaram de descasos com a cultura, saúde, educação, infraestrutura, do aumento das tarifas do IPTU e do possível reajuste no valor da passagem do transporte coletivo que poderá chegar a R$ 2,40. Um dos manifestantes, o professor Juliano Pereira, disse que ao perceber uma enorme indignação por parte da juventude, vários deles se juntaram e decidiram fazer passeatas para reclamar aquilo que eles acreditam ser direito da população.
- Nos organizamos e fizemos tudo via internet, é a geração “ponto com” que está presente aqui hoje para dizer o que pensa: “Fora, Tadeu” - esbraveja.
Estudantes universitários representavam a maioria dos participantes, mas não eram os únicos: pessoas de todas as idades, entre elas idosos e crianças aderiram à causa e seguiram em passeata pelas ruas da cidade, promovendo um verdadeiro apitaço, segurando cartazes questionando o que o prefeito realizou nos dois anos de mandato. Gritando palavras de ordem como “Pede pra sair” e “Fora, Tadeu”, os manifestantes esperam conclamar a população a protestar contra a situação que o município se encontra.
RESPOSTA ON LINE
Um suposto perfil do prefeito (@tadeu_leite) no Twitter envia mensagens a seus seguidores dizendo não se importar com o protesto: Quero reafirmar que essas manifestações de opositores não vão nos atingir. O povo de Montes Claros não é manipulável...
Na página, mensagens de ironia são postadas referindo-se ao número de manifestantes presentes: A manifestação em Montes Claros foi tão grande q divulgaram em rede nacional de TV! Milhares de participantes... haha...
Na tarde de segunda-feira, assuntos referentes ao protesto ainda eram postados na página do Twitter : Precisamos aumentar a oferta de emprego em Montes Claros. Tem muita gente sem o que fazer... isso ficou claro no sábado!
De acordo com o perfil, Tadeu está à disposição da população para futuras conversas: Deixo aquele abraço! E, mais uma vez, estamos à disposição. Quando os donos da verdade quiserem, vamos conversar!
A prefeitura de Montes Claros informou, através da assessoria de comunicação, que respeita o direito ao protesto e de reclamações por parte comunidade, mas que não recebeu oficialmente nenhuma reivindicação.
A prefeitura informou, também, que desconhece toda e qualquer mensagem veiculada via Twitter criada e supostamente insinuada como sendo de autoria do prefeito Luiz Tadeu Leite.