Propostas do Norte de Minas são entregues para comissão de Agropecuária

Jornal O Norte
Publicado em 09/07/2008 às 10:19.Atualizado em 15/11/2021 às 07:37.

Da Ascom/Amams



O deputado gaúcho Luiz Carlos Heinze, da comissão de Agropecuária da câmara dos deputados, recebeu na manhã desta terça-feira, as propostas do Norte de Minas para a Medida Provisória 432, que define a renegociação das dívidas rurais e prometeu incluí-las no seu relatório, como forma de permitir a regularização das dívidas dos produtores. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene -Amams, José Barbosa Filho Zinga, prefeito de Catuti, entregou o documento elaborado em conjunto pela Sociedade Rural e Amams, onde dá foco específico para as dívidas oriundas do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Programa da Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). “Fiquei impressionado com a receptividade do relator do projeto, quando mostrei-lhe que o homem do campo do Norte de Minas enfrentou em 2007 a pior seca dos últimos 30 anos e ficou impedido de honrar os seus compromissos” – explica José Barbosa.



ENCONTRO



A reunião da comissão de Agropecuária da câmara dos deputados foi realizada na manhã de terça-feira em Brasília, com a participação de todos deputados, principalmente da Bancada Ruralista. O documento conjunto da Sociedade Rural e Amams aponta algumas correções que deveriam ser feitas na MP 432, encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente pelo fato do Norte de Minas ser uma área especial, estando inserida no semi-árido. O relator prometeu analisar de forma especial a questão do Pronaf, como forma de deixar os pequenos produtores aptos a receberem novos créditos. Na segunda-feira a tarde, o projeto foi discutido em Montes Claros, com o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Minas Gerais, José Mendes Batista e sua assessoria. “Temos um especialista na questão do endividamento rural que é o Luiz Guilherme Câmara. Ele se especializou nesta área e tem nos dado assessoria” – justifica José Barbosa Filho.



PRODUÇÃO



A preocupação da Amams é que a safra agrícola 2008/2009 começará a ser plantada a partir de outubro e um dos principais problemas apontados para incremento é a questão do crédito rural. José Barbosa salienta que o projeto da cotonicultura regional com uso de tecnologia está com dificuldades por causa do impedimento dos produtores rurais em receber novos financiamentos. “Se a MP 432 resolver a questão da inadimplência dos produtores rurais, permitindo que possam receber novos financiamentos e possam produzir, a economia do Norte de Minas viverá novo impulso” – explica o presidente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por