Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
A demora do prefeito Athos Avelino – PPS em assinar convênio com a Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros para que os professores da rede municipal de ensino sejam beneficiados pelo Projeto Veredas, realizado pela secretaria de Estado da Educação tem incomodado a vereadora Fátima Pereira. Segundo ela, o executivo seria um dos poucos em Minas Gerais que ainda não assinaram o documento para inclusão dos professores municipais na segunda etapa do programa estatal.
- Ele precisa assinar o convênio, independentemente da conclusão das correções que já estão sendo procedidas no documento pela Unimontes e pela UFMG (Universidade federal de Minas Gerais), que é a universidade contratada pelo Estado para realizar o Projeto Veredas – diz a vereadora.
Segundo Fátima Pereira, o detalhe que está sendo observado pela Unimontes e UFMG, do qual ela não adiantou informações, não pode servir de empecilho para que o executivo não renove o contrato que beneficia servidores do ensino municipal, até porque a correção não é difícil de ser promovida.
- E uma questão simples e cuja solução o reitor Paulo César Gonçalves de Almeida já está providenciando, sem problemas – acrescentou.
EVITAR BUROCRACIA
Fátima Pereira defende maior interesse do executivo em manter o programa do governo estadual em Montes Claros, promovendo os professores da rede municipal de ensino que não possuem condições de ingressarem no curso superior, acesso que o Projeto Veredas assegura para todos eles.
- É um projeto maravilhoso que o Estado desenvolve para habilitar o professor da rede municipal de ensino. Idealizado pela secretaria de Estado da Educação, o programa garante ao profissional do município concluir o curso superior no seu próprio local de serviço – observa a parlamentar, acrescentando que o professor faz o curso em módulos nos fins de semana e durante os períodos das férias.
- E a prática de ensino é a própria aula que ele ministra e que contará como estágio. É um projeto inovador e no estado milhares de professores municipais já se formaram através dele, daí a importância de o prefeito não criar obstáculos burocráticos para protelar a assinatura do convênio.
Segundo Fátima Pereira, além de habilitar o professor municipal, o Projeto Veredas proporciona a melhoria da qualidade do ensino e valoriza o profissional com melhores vencimentos salariais.