Projeto Raias do Futuro ganha novo fôlego

Intervenção da deputada federal Raquel Muniz mantém a turma na piscina

Jornal O Norte
Publicado em 29/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:08.

A partir desta sexta-feira (29), serão retomadas as atividades do projeto Raias do Futuro, realizado pela prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e os Correios. O projeto, que acontece em Montes Claros desde 2009, beneficia cerca de 500 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em natação, com supervisão técnica da CBDA. As aulas são realizadas no contraturno da escola e os alunos recebem transporte, uniforme e lanche.

O projeto foi interrompido no primeiro semestre desse ano, devido ao corte do aporte financeiro por parte dos Correios, mas, nesta semana, a deputada federal Raquel Muniz (PSD) procurou a presidência dos Correios e expôs a importância da natação na formação educacional e resgate da cidadania dos participantes, em sua maioria, de famílias carentes, e o presidente Guilherme Campos se solidarizou ao pleito da deputada e decidiu manter o convênio até o prazo previsto (setembro), com possibilidade de que seja estendido.

O coordenador técnico do Projeto pela CBDA, professor Rômulo Noronha, virá do Rio de Janeiro nesta sexta-feira especialmente para oficializar a retomada do projeto.



POR MARCELO VALMOR

O projeto Raias do Futuro, fruto da parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e os Correios, garante assistência social, educativa e esportiva e contribui para difundir e facilitar o acesso à prática esportiva da natação, com aulas diárias, alimentação e transporte dos participantes.

Mas a crise econômica vivida pelo país levou os Correios a cancelar o projeto. De acordo com o coordenador técnico do projeto pela CBDA, professor Rômulo Noronha, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, tomou a atitude depois que o governo exigiu adequação das contas públicas ao orçamento mais rigoroso. O projeto contempla, além de Montes Claros, a cidade de Barbacena, também em Minas Gerais.

Preocupada com o fim do projeto, a deputada federal Raquel Muniz (PSD) procurou a presidência dos Correios e expôs a importância da natação na formação educacional dos alunos, e, principalmente, no resgate da cidadania de crianças e adolescentes, já que o atendimento prioritário é para filhos de famílias carentes da periferia da cidade.

Sensibilizado com o empenho da deputada, o presidente Guilherme Campos prorrogou o convênio entre os Correios, prefeitura e CBDA, manteve o projeto até o mês de setembro, e, a partir de agora, a tendência é que ele ganhe fôlego, beneficiando centenas de crianças carentes.

- Devolver esse projeto a Montes Claros é devolver a esperança à nossa juventude. A natação, além de formar atletas, também evita que os nossos jovens fiquem nas ruas e até mesmo enveredem por caminhos perigosos. No projeto estamos formando cidadãos. Agradeço ao presidente dos Correios, Guilherme Campos por esse carinho com Montes Claros e também à CBDA pela parceria – ressalta a deputada Raquel Muniz.

RETOMADA
Nesta sexta-feira (29), às 11h, no Montes Claros Tênis Clube (Praça de Esportes), o coordenador técnico do Projeto, professor Rômulo Noronha, virá do Rio de Janeiro especialmente para oficializar o cumprimento do prazo do projeto Raias do Futuro.

- O projeto atende 400 crianças carentes de Montes Claros, meninos e meninas que não conheciam a natação. Elas participam de competições regionais e durante os Jogos Escolares de 2015, ganharam várias medalhas - afirmou Rômulo Noronha.

Noronha ressalta que o projeto busca, também, descobrir futuros atletas que podem se destacar nas raias das piscinas olímpicas. Os alunos que apresentam bons resultados no Raias do Futuro recebem um treinamento especial, voltado para competições.

- É preciso destacar a atuação da deputada federal Raquel Muniz, que conseguiu sensibilizar o presidente dos Correios, e a empresa achou por bem manter o projeto até setembro. E o impacto do projeto foi tão importante, que existe a possibilidade desse prazo ser ampliado, sobretudo por conta dos benefícios trouxe e traz para a formação de crianças e adolescentes - concluiu.

PARCERIA
Para a viabilização do projeto, o Município oferece espaço e realiza a gestão administrativa; os Correios oferecem transporte, uniformes e lanche aos participantes e a CBDA oferece suporte técnico.    

O projeto Raias do Futuro foi criado inicialmente para a cidade de Barbacena (MG), mas a partir de 2009 foi adotado por Montes Claros que, até então, tem dado sua contribuição para formar atletas e, principalmente, evitar que crianças e adolescentes vulneráveis sejam alvo de vida ociosa, drogas e marginalidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por