A câmara municipal de Montes Claros aprovou projeto de autoria do vereador Frank Cabeleireiro (PMDB), que institui a semana da orientação postural na rede municipal de ensino. O objetivo é promover e sensibilizar professores, pais e alunos sobre a importância de uma boa postura.
- A ideia é que, no decorrer da semana de orientação postural sejam realizadas várias atividades que reforcem o conhecimento dos professores, e que estimulem a atenção dos alunos e os pais sobre a necessidade de cuidados permanentes com os problemas decorrentes do desvio postural - argumenta o vereador.
Frank Cabeleireiro: Objetivo é promover e sensibilizar os professores, pais e alunos sobre boa postura.
A proposta é que a semana postural seja realizada todos os anos, por iniciativa da secretaria municipal de Educação, podendo contar com o planejamento e organização de profissionais e instituições públicas e privadas, como Unimontes, Funorte, Pitágoras, Santo Agostinho.
De acordo com levantamentos realizados pelo parlamentar, aproximadamente 80% da população adulta está sujeita ao desenvolvimento de problemas posturais, em grande parte associados a disfunções posturais iniciadas ainda na infância e adolescência.
Ainda segundo o levantamento, crianças e adolescentes em idade suscetíveis a problemas posturais, em razão de modificações no sistema ósseo que ocorrem entre sete e 14 anos, são mais propensas à má formação.
Os quadros precoces de vícios posturais podem ser revertidos por meio de ações como, por exemplo, a orientação de profissionais, como os fisioterapeutas.