Projeto de prevenção à criminalidade de Minas é apresentado na África do Sul

Jornal O Norte
Publicado em 18/06/2008 às 09:53.Atualizado em 15/11/2021 às 07:35.

Da Agência Minas



Especialistas em prevenção à criminalidade de diversos países do mundo estão reunidos em Durban, na África do Sul, onde participam do Encontro Internacional de Jovens para Prevenção da Criminalidade nas Cidades, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Luciene Albuquerque, participou nesta terça-feira (17) do evento para falar sobre as experiências do Juventude e Polícia, implantado pelo Governo do Estado em diversas unidades da polícia militar de Minas Gerais (PMMG). O objetivo do projeto é promover interação entre jovens de aglomerados e a PM, por meio da cultura e da arte.



- Os resultados alcançados trouxeram reconhecimento e reflexos altamente positivos para a PMMG e demonstraram que a repressão não deve ser a única estratégia da polícia no relacionamento com os jovens - disse coronel Luciene.



O coordenador do grupo Afroreggae (RJ), Betho Pacheco, um integrante do Programa Fica Vivo, implantado em Belo Horizonte, e a professora Ana Carolina, da Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, também foram convidados a participar do encontro.



APROXIMAÇÃO PELA ARTE



De acordo com coronel Luciene, o projeto foi adotado em Minas a partir de uma parceria entre a Polícia Militar, o grupo Afroreggae e os jovens, que têm muito a ensinar e muito a aprender.



- Crianças e adolescentes podem, com esse estreito relacionamento com policiais militares, mudar toda a sua história de vida. Por meio desse contato, lucram o jovem, a corporação, o policial e a sociedade - destacou.



Em Durban, a oficial da PM disse que vai explorar justamente esse relacionamento entre as partes, que tem sido muito proveitoso. Em suas palestras, coronel Luciene deverá ainda especificar que as relações entre a PM e os jovens, sobretudo aqueles que moram em favelas e nas periferias das grandes cidades, quase sempre são baseadas em estereótipos, de parte a parte. Para ela, falar de polícia chega a ser um tema tabu para alguns desses jovens. Antes de viajar, a subchefe do Estado-Maior ressaltou que raramente policiais têm oportunidade de conhecer e se relacionar com jovens fora do contesto criminal. A meta é diminuir essas barreiras, por meio de apresentações musicais e oficinas culturais. “A iniciativa pretende estabelecer um diálogo entre a cultura policial e a cultura do jovem”, explicou a militar.



O PROJETO



O Juventude e Polícia foi idealizado pelo grupo Afroreggae e pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, foi desenvolvido, a partir de 2004, com a participação de policiais militares da 1ª Região da Polícia Militar (RPM). Atividades como grafitagem, dança, interpretação, percussão e basquetebol de rua fazem parte do projeto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por