Projeto de lei quer brinquedos adaptados para crianças especiais em parques de Moc

Jornal O Norte
Publicado em 18/11/2009 às 08:23.Atualizado em 15/11/2021 às 07:17.

Samuel Nunes


Repórter


 


O vereador Valcir Soares (PTB) deu entrada, na reunião ordinária da câmara municipal, ao projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados em praças, parques, escolas e creches municipais, bem como em locais de diversão em geral, aberto ao público. O parlamentar afirma, por exemplo, que os playgrounds instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e abertas aos público, mesmo que localizados em propriedade privada de uso público, deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência.



Valcir Soares frisa que, além dos equipamentos estabelecidos na lei, estes devem ter quando for o caso, brinquedos adaptados para atender crianças com deficiência visual, como jogos de tabuleiro e baralhos táteis.



- É válido salientar que a constituição federal estabelece o lazer como direito social, contudo, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiências físicas, motoras ou sensoriais e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais.



Valcir Soares afirma ainda que, devido às limitações de suas condições físicas ou sensoriais, as crianças com deficiência são, em muitos casos, isolados do ponto de vista social, sendo que a maioria dos meios proporcionados à população em geral não consideram as características dessas crianças, incorrendo, na opinião do parlamentar do PTB, em uma lamentável e consequente segregação para o acesso e uso dos espaços.



No entendimento do vereador Valcir Soares, a garantia de espaços especialmente adaptados para deficientes nos parques e áreas de lazer tende a cooperar para ressocialização das crianças que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas.



- O acesso a esse tipo de entretenimento constitui-se em ato da maior importância, não apenas por retratar o direito que as crianças deficientes têm de usufruir desses espaços, mas, também porque por meio das brincadeiras elas iniciam o processo de auto-conhecimento, vivenciam, passam a interagir com o mundo – diz.



- Penso que a instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permite que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido às limitações, seja motora ou sensorial, desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal – conclui Valcir Soares.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por