Professores ocupam gabinete do prefeito

Manifestantes passam a noite no prédio e prometem montar barracas até que tenham salários pagos em dia

Christine Antonini
Publicado em 08/02/2019 às 06:58.Atualizado em 05/09/2021 às 16:27.
 (Reprodução/Raphael Bicalho/TV Geraes)
(Reprodução/Raphael Bicalho/TV Geraes)

A fim de pressionar o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), a pagar os salários atrasados, professores da rede municipal “acamparam” na noite da última quarta-feira no gabinete da prefeitura. Até a tarde de ontem, quatro professores se mantinham no local e manifestantes prometiam montar barracas em frente ao prédio.

Na noite de quarta-feira, algumas professoras ocuparam o terceiro andar do prédio e outro grupo permaneceu no estacionamento, aguardando a saída do prefeito.

Ao avistar o grupo, Souto, escoltado por homens da Guarda Municipal, entrou no carro e “fugiu” ignorando a presença dos manifestantes. Segundo eles, o carro seguiu em direção ao grupo e teria passado em cima dos pés de alguns professores.

“Foi uma situação absurda sermos tratados assim. Queremos o justo, trabalhamos e temos que receber. Ele (Humberto Souto) nos ignora completamente, estamos cansadas, machucadas, é uma tremenda falta de respeito”, denuncia a professora Beatriz Lopes.

Segundo a vice-presidente do Sind-Educamoc, Juliana Miranda, nos quase dois meses de mobilização, todas as reuniões marcadas pelo prefeito com os professores foram canceladas. Além da falta de pagamento do salário de dezembro, as rescisões contratuais não foram quitadas.

Nas redes sociais, os professores também se manifestaram. Segundo eles, a Guarda Municipal foi orientada a impedir que os educadores fossem ao banheiro, recebessem alimentos e o ar-condicionado foi reduzido à temperatura mais fria. O vereador Oliveira Lega (PPS) conseguiu a liberação e enviou lanche para os professores.

“Tem uma tropa de choque em volta da prefeitura e os agentes não permitem nossa entrada. Conseguimos que uma representante dos direitos humanos intercedesse. Ela exigiu que nos fossem concedidos o direito de ir ao banheiro e a entrada de alimentos”, ressalta Juliana.

Sobre a possível data do pagamento dos servidores, a assessoria de comunicação da prefeitura não deu retorno, mas informou que a folha de janeiro foi paga. O prefeito não se posicionou sobre a situação ocorrida no estacionamento da prefeitura.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por