Vanelle Oliveira
Repórter
A sala da presidência da Sociedade Rural de Montes Claros foi palco nessa terça-feira, 16, para discussões de temas ligados ao agronegócio e o meio ambiente com uma reunião de trabalho com o secretário de Estado do Meio Ambiente José Carlos Carvalho, os deputados estaduais Ruy Muniz, Ana Maria Resende, Gil Pereira, Paulo Guedes; o presidente da Sociedade Rural Alexandre Vianna; o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas - IEF, Humberto Candeias; a diretora da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros Laís Fonseca; o gerente regional do IEF, Juvenal Nogueira e lideranças do meio rural.
(foto: DIVULGAÇÃO)
Para o deputado Ruy Muniz a mata seca deve
ter um tratamento especial na região.
O objetivo do debate é encontrar um acordo entre a legislação que proíbe o desmatamento nas áreas de mata seca e a atividade agrícola.
O secretário José Carlos Carvalho, ouviu com atenção as argumentações dos representantes dos produtores rurais e reconheceu o empenho da bancada do Norte no que diz respeito às demandas do setor agropecuário. O secretário afirmou também que deve ser discutido um novo ciclo que combine política ambiental e desenvolvimento econômico.
O deputado Ruy Muniz parabenizou a classe dos produtores pela iniciativa de promover o debate. Ruy disse ainda que a Bancada do Norte vai trabalhar em busca de apoio dos deputados federais, senadores e principalmente do governo de Minas, junto ao IBGE, para que ocorra a mudança do mapa do Bioma da Mata Atlântica do Brasil, constando somente regiões que tem clima, fauna e flora característicos da Mata Atlântica. - A Mata Seca é um Bioma da Caatinga, do semi árido. Ela tem que ter um tratamento especial- finaliza.