Samuel Nunes
Repórter
Os vereadores Raimundo do INSS (PDT) e Doutor Silveira (PTN) abordaram da tribuna da câmara municipal na reunião da última terça-feira, 11, dois temas considerados por eles de grande valia para a população.
De acordo com o vereador Raimundo do INSS os serviços do Procon estão comprometidos devido a suspensão do convênio dos Correios de responsabilidade da secretaria de administração com a prefeitura. O parlamentar do PDT frisa que este fato está sobremaneira prejudicando o atendimento dos consumidores uma vez que não podem ser enviadas as notificações aos fornecedores para agendamento de audiência.
Raimundo do INSS afirma ainda ser fundamental salientar que o Procon de Montes Claros tem atendimento mensal de aproximadamente 3.500 pessoas.
Já Dr. Silveira fez menção ao trabalho de prevenção e combate à gripe suína realizada em Montes Claros, onde as escolas da rede municipal, estadual e particular trabalham de forma a conscientizar os alunos e, por conseguinte, os familiares sobre a importância de se tomar os cuidados necessários tais como a higiene pessoal e conduta diante de algumas situações como em sala de aula.
O vereador do PTN afirma que é digna de elogios a atuação destes segmentos da educação no tocante a gripe suína objetivando a minimização dos problemas.
Ainda sobre gripe suína, de acordo com o secretário de saúde, até o momento já foram notificados 90 casos relacionados à doença em Montes Claros. Explica que 41 casos são suspeitos sendo que 49 já foram descartados e nenhum caso ainda confirmado.
CUIDADOS
José Geraldo de Freitas Drumond frisa que não há razão para pânico uma vez que tudo está sob controle.
Doutor Silveira explica que a população pode tomar cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como por exemplo, lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Dados do ministério indicam que 43% dos infectados pelo vírus Influenza H1N1 apresentam pelo menos um fator de risco. Dentre os principais citados estão pacientes com doenças respiratórias, crianças menores de dois anos, gestantes, pacientes imunodeprimidos e cardiopatas.