Prefeitura faz pré-conferência da juventude e entrega regimento adulterado

Jornal O Norte
Publicado em 04/12/2007 às 10:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

Da redação



Organizadores das pré-conferências da juventude coordenadas pela Prefeitura de Montes Claros, através da secretaria de Governança Solidária, apresentam a representantes de entidades ligadas a movimentos jovens, regimento interno com 19 artigos alterados. A denúncia foi feita por Ramon Fonseca, diretor do centro de Estudos de Memórias da Juventude e do Instituto Mineiro da Juventude.



 O regimento interno foi entregue depois de muita cobrança, mas com alterações, afirma Ramon Fonseca


(foto: WILSON MEDEIROS)



Segundo Ramon Fonseca, a conferência municipal está marcada para acontecer dia 8 de dezembro, entretanto no fim de semana passado, 01 e 02, o município resolveu fazer pré-conferências nas 13 UAIs – unidade Administrativa Intersetorial, sem comunicação prévia aos representantes de entidades e sociedade civil.



O regimento interno das pré-conferências não estava disponível para os participantes, e só foi disponibilizado por volta das 20h40, depois de ameaças de contato policial para o registro da ocorrência. Porém, quando foi entregue 19 artigos estavam alterados grosseiramente como denuncia o diretor do centro de Estudos de Memórias da Juventude. As pré-conferências tiveram início às 8h.



Para Ramon o que aconteceu foi a intenção de esconder da população os reais interesses, realizando pré-conferência somente com representantes da atual administração.



- Em algumas pré-conferências como na Vila Oliveira, o encontro teve que ser adiado por falta de público. Em torno de 20 pessoas participaram do evento. No pólo do Centro, o maior do município, a situação foi a mesma. Isso é inadmissível, para uma cidade do porte de Montes Claros – ressalta Ramon.



Segundo o vereador Lipa Xavier, PCdoB, que também não foi comunicado sobre a realização das pré-conferências, o município tentou realizar os encontros na cladestinidade evitando a participação popular.



Lipa revela que algumas pré-conferências aconteceram simultaneamente.



- Como uma administração deseja clareza se não convida os interessados em políticas públicas para a juventude ou não apresenta o regimentos interno das reuniões – indaga o vereador.



Em todo o país os municípios têm até dia 8 de fevereiro de 2008 para realizar as conferências municipais da juventude, onde serão levantadas as propostas para políticas públicas no setor, que deverão ser encaminhadas para a conferência Estadual que acontecerá em março, e, em seguida à nacional que será em abril.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por