Por decisão do Tribunal de Justiça, a administração municipal tem até o dia 20 de janeiro para pagar a primeira parcela da dívida dos precatórios, no valor de R$ 3.310.000,00 (três milhões e trezentos e dez mil reais) referentes a ações movidas contra administrações anteriores e que em 2010 foram julgadas em última instância.
O pagamento da primeira das 15 parcelas anuais que a prefeitura terá de arcar deveria ter sido realizado até o dia 30 de dezembro do ano passado. A prefeitura conseguiu esticar o prazo até janeiro deste ano, alegando que não dispunha do montante exigido.
O chefe do executivo lamentou a decisão e disse que espera conseguir dividir o valor referente à parcela de 2010 em dois, a serem pagos em 20 de janeiro e 20 de fevereiro.
- Estive em Belo Horizonte buscando uma possibilidade de parcelamento da dívida para o mês que vem. Infelizmente teremos que saldar a dívida com uma alta quantia que poderia ser investida em melhorias para Montes Claros - lamenta.
Caso a prefeitura não honre a dívida, a Justiça tem o direito de retirar o dinheiro da conta do município quando o repasse mensal do governo federal for realizado.