Amams destaca trabalho de
articulação de Walfrido
dos Mares Guia
Da A.I. Amams
A Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene comemora a decisão do governo federal de autorizar a aprovação da mini-reforma tributária que aumenta o FPM - Fundo de participação dos municípios em 1%. O presidente da entidade, Valmir Morais, entende que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva evidencia a articulação do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, que assumiu recentemente essa pasta e já viabilizou a conquista municipalista:
Walmir Morais cita ações em Moc como fatores
decisivos para aumento do FPM (foto: Manoel Freitas)
- É claro que esta luta é de vários anos. Uma série de fatores contribuiu para isto. Porém, nunca é demais lembrar que em 16 de agosto de 2006, durante a reunião com os prefeitos do Norte de Minas, no auditório da Escola Técnica, provocado pela Amams, o presidente Lula anunciou um atendimento especial para os municípios brasileiros, sendo a primeira manifestação presidencial sobre este tema.
A luta pelo aumento de 1% do FPM, conforme a mini-reforma tributária apresentada pelo deputado mineiro Virgílio Guimarães, segundo Valmir, implicará em melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, pois com mais recursos, os prefeitos poderão fazer mais obras, melhorar a educação e saúde e vários outros setores:
- A Amams comemora a decisão do presidente, pois contribuiu de forma decisiva nesse processo. No dia 22 de dezembro de 2005, durante a primeira visita do presidente Lula a Montes Claros, entregamos a ele um documento do Norte de Minas pedindo a aprovação da mini-reforma. Depois, em julho, Walfrido dos Mares Guia esteve em Montes Claros para traçar planos de ação da campanha de Lula e estabelecemos essa reivindicação como base para reverter a crise dos municípios. No dia 16 de agosto, Lula veio a Montes Claros para anunciar o Pacto pelo municipalismo, com a criação de assessoria especial destinada aos municípios, na presidência da República.
A Amams pretende entregar ao presidente Lula e ao ministro Walfrido dos Mares Guia uma placa especial em nome do Norte de Minas, pela contribuição deles as causas municipalistas. Nesse sentido, entendimentos estão sendo mantidos para ser feita a entrega na próxima visita do presidente à região, podendo ser dia 26 de abril, na inauguração da ampliação da fábrica da Novo Nordisk ou mesmo no dia 03 de julho, aniversário de Moc.