Logotipo O Norte
Sexta-Feira,5 de Setembro

Prefeito frustra audiência pública

Humberto Souto impediu que a população de Montes Claros soubesse da real situação financeira do município porque insiste em culpar seus antecessores pelo fracasso que sua administração experimenta antes mesmo de completar um mês

Jornal O Norte
Publicado em 20/01/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:50.







Foto: Márcia Vieira

Público acompanhou a audiência e saiu frustrado com a sonegação de informações por parte da prefeitura

 

Bem ao estilo das administrações que protelam colocar em prática promessas de campanha face à sua inabilidade, a de Humberto Souto enviou à Câmara Municipal de Montes Claros, na manhã de ontem, para Audiência Pública que tinha o objetivo de tornar a população sabedora da situação financeira do município, representantes que apareceram munidos apenas de “relatórios de despesas” com números “negativos” que protagonizariam os problemas herdados da administração anterior. Assim, contrariaram a pauta do evento que pretendia obter informações amplas de como a atual gestão estaria enfrentando os problemas financeiros e as suas arrecadações. Sobre isso, nem uma palavra foi dita, o que irritou o público que participou da audiência. A intenção do prefeito parecia ser apenas uma: dizer que a prefeitura está “quebrada” e por isso impossibilitada de pagar os servidores contratados da administração passada.

EXPLORADOS PELO PREFEITO
Entre os mais irritados com o argumento do prefeito de que não há recursos no cofre para efetuar o pagamento de dezembro aos ex-servidores, estavam dezenas da área de Saúde e que eram também os mais indignados. Eles acusaram o prefeito de até tê-los “explorado” com sua manutenção, sem contrato renovado, nas funções até meados de janeiro e que, nem por isso, os seus vencimentos de dezembro foram pagos, situação vivida pelos servidores da Educação e de vários outros setores públicos.

Enquanto isso, os secretários Coriolano Ribeiro e Cláudio Rodrigues (Claudin da Prefeitura) insistiam em repetir o recado do Executivo de que os cofres municipais estão vazios.

- Queremos saber quem está falando a verdade, se Humberto Souto ou o ex-prefeito José Vicente Medeiros, que garantiu ter deixado recursos para o pagamento dos servidores e para outras despesas – disse o vereador Valcir da Ademoc.

DÍVIDA
Reagindo ao argumento dos representantes do prefeito de que a atual administração encontrou a prefeitura com uma dívida que somaria R$ 40 milhões, o que teria inviabilizado o pagamento dos ex-servidores, o vereador Doutor Marlon (Xavier) lembrou que o prefeito Ruy Muniz assumiu a prefeitura com uma dívida bem superior e que nem por isso deixou o serviço público paralisado, como está hoje, nem atrasou o pagamento dos trabalhadores.

Para servidores ouvidos pela reportagem, o atual prefeito e sua equipe têm demonstrado despreparo para administrar o município. Eles estariam escondendo a verdade e tentando incutir na cabeça das pessoas que assumiram uma prefeitura falida para justificar a falta de obras e de prestação de serviços.

- Pelo que sabemos, existe sim, dinheiro na prefeitura para arcar com despesas como pagamento aos ex-servidores da administração passada. Se a audiência tinha esse propósito, de a prefeitura apresentar um quadro real de sua situação financeira, o prefeito conseguiu eliminá-lo. Isso nos leva a crer que realmente a prefeitura tem recursos e o prefeito diz que não por uma questão politiqueira, por insistir em continuar perseguindo o ex-prefeito Ruy Muniz. Essa audiência foi uma lástima e o povo, que se dedicou a acompanhá-la de perto, interessado na verdade, deixou a Câmara Municipal com cara de bobo.    

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por