(foto: XU MEDEIROS)
Tadeu Leite anuncia auditoria para saber
condições financeiras do município
Eduardo Brasil
Repórter
O prefeito eleito Tadeu Leite – PMDB, ao anunciar o restante do secretariado municipal na tarde desta quarta-feira, 31, durante entrevista coletiva à imprensa na câmara municipal (veja abaixo a relação de todos eles) garantiu que uma das primeiras medidas a tomar como chefe do executivo de Montes Claros será determinar uma auditoria técnica na prefeitura municipal para que se conheça a real situação financeira que herdará da atual administração.
Ele voltou a criticar a sonegação de informações dos atuais gestores à sua equipe de transição, argumentando que assumirá a prefeitura no escuro, sem conhecer suas receitas e despesas e nem mesmo o número de funcionários.
- Dizem que tem até funcionário fantasma. Pelo visto, não herdaremos apenas os buracos das ruas. Outros buracos nos aguardam na prefeitura – disse, criticando medida de Athos Avelino - PPS que deixou para a sua administração (2009/2012), o pagamento da folha de dezembro de 2008, em torno de R$ 14 milhões.
ESTRANHO
Tadeu Leite também disse achar estranha a movimentação que se verificaria nas dependências da prefeitura. Nos últimos dias, segundo ele, o estranho movimento cresceu.
- Inclusive, temos imagens em vídeo de pessoas transferindo de salas para não se sabe onde computadores, calhamaços de papeis e outros bens públicos que deveriam ser preservados.
Sobre o protesto dos empreiteiros que tomaram a frente da prefeitura nesta semana, cobrando pagamento de serviços prestados ao município, neste ano, o prefeito eleito lamentou a justificativa que o executivo dera à imprensa - de que eles simplesmente estariam reunidos ali para demonstrarem preocupação com a possibilidade de o futuro prefeito não pagar a conta.
- Uma conta que não é minha, e que deve ser gigantesca, mais de 25 milhões de reais. Uma despesa que, aliás, nem mesmo seria do município, do povo, mas do próprio ainda prefeito, uma vez que os serviços que as empreiteiras prestaram, e que não concluíram na sua totalidade, estavam incluídos no programa eleitoreiro da atual administração na sua campanha pela reeleição deste ano. Só pagaremos essas contas se ficarem provadas que não serviram aos interesses politiqueiros do grupo que está deixando o poder – ressaltou Tadeu Leite, anunciando para esta sexta-feira 2, a primeira reunião de trabalho do secretariado municipal e de assessores do primeiro escalão.
- Vamos assumir nossas posições já verificando as condições financeiras da prefeitura. Situação que eles nos esconderam depois de prometerem total clareza e transparência na troca de informações.
CONFIRA OS SECRETÁRIOS DO GOVERNO TADEU LEITE
Secretário de Gabinete: Eder de Oliveira
Assessor de Gabinete (captação de investimentos): Elias Siufi
Assessor de Gabinete (Representação BH e Brasília): Paulo Lopes
Secretário de governo: Sérgio Amaral
Secretário de Saúde: José Geraldo de Freitas Drumond
Secretária de Educação: Marina Queiroz
Secretário de Serviços Urbanos: João Ferro
Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia: Edgar Santos Filho
Procurador Geral: Sebastião Vieira Filho
Procurador da Fazenda: Antônio Eustachio Tolentino
Secretário da Fazenda: Pedro Narciso
Secretário da Cultura: Ildeu de Jesus Lopes
Secretário do Meio-Ambiente: Aramis Mameluque Mota
Instituto Randal: Aliomar Veloso Assis
Secretaria de Administração: Adjunta - Marta Pompeu Padoani
Secretário de Planejamento: João Henrique Ribeiro
Secretário de Assistência Social: Tancredo Macedo
Secretário de Defesa Social e Transportes: Orlando Carvalho
Secretário da Juventude, Esporte e Lazer: Sebastião Pimenta (Adjunto: Jayme Tolentino).
Secretário de Agropecuária e Abastecimento: Alexandre Viana
Ouvidor Geral: Carlos Humberto Cruz
Consultor Jurídico: Antônio Proença
Esurb: Gerência administrativa: Ivone Spyer Maia
Esurb: Gerência técnica - Deocleciano Dourado
Transmontes: Orlando Walter
Prevmoc: Gerente - Jackson Ataíde
Procon: Gilson Ferreira Leite
Coordenadora do Choque de Gestão: Tânia Maia Fialho
Procurador adjunto do Contencioso: Cláudio Versiani
Conselho Consultivo de Políticas Públicas: Wilson Cunha