Pedro Neto
Colaboração para O NORTE
O prefeito Tadeu Leite empossou na tarde de ontem, quarta-feira, os novos membros do COMPHAC - Conselho municipal do patrimônio histórico, artístico e cultural de Montes Claros. A solenidade foi na sala de reuniões do gabinete, no terceiro andar da prefeitura, com a presença de vereadores, secretários municipais e integrantes do setor cultural da cidade. Na ocasião, foi destacada a importância do conselho para preservar o patrimônio e a cultura local, bem como criar novos projetos que mantenham viva a memória de Montes Claros.
O secretário Ildeu Braúna frisou que o conselho terá papel importante na criação do museu da imagem e do som, e nas ações de preservação do círculo histórico de Montes Claros.
- Queremos o empenho de todos para que possamos realizar um trabalho digno de nossa população - destacou o secretário, lembrando, ainda, que as ações do COMPHAC serão descentralizadas, beneficiando os bairros e a zona rural, que também terá seu patrimônio histórico cultural listado e preservado, a partir do ano que vem.
Foram empossados os seguintes conselheiros: secretaria de Cultura, titular, Ildeu Braúna e suplente, Dário Cotrim; secretaria de Planejamento, titular, Gustavo Rocha e suplente, Davidson Caldeira; secretaria de Desenvolvimento Econômico, titular, André Mori, e suplente, Luciene Azevedo; secretaria de Educação, titular, Maria Aparecida de Souza e suplente, Marta de Almeida Brasil.
Pelas entidades da sociedade civil, tomaram posse, representando a ACI, como titular, Marcelo Júnior e como suplente, Sérgio Danilo Terence; Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), titular, Luís Cláudio Duarte.
Pelas associações civis, de cunho cultural, titular, Felipe Teixeira Martins e suplente, Augusta Clarice Guimarães. Os novos conselheiros farão trabalho voluntário, com mandato de dois anos.