Prefeita de Pedras de Maria da Cruz é recebida pelo presidente

Jornal O Norte
Publicado em 14/07/2009 às 11:41.Atualizado em 15/11/2021 às 07:04.

Da Redação



Na última terça-feira, 07, a prefeita de Pedras de Maria da Cruz, Norma Sarmento de Britto Pereira, foi recebida em Brasília-DF pelo presidente da República em exercício, José Alencar.  



A reunião foi para tratar de assuntos referentes ao CIAMESF - Consórcio intermunicipal do Alto Médio São Francisco, do qual Norma Britto é vice-presidente. O consórcio tem como objetivo principal promover o crescimento e o desenvolvimento de 12 municípios da Bacia do Rio São Francisco: Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Montalvânia, São João das Missões, Chapada Gaúcha, Matias Cardoso, São Francisco, Manga, Bonito de Minas, Juvenília e Cônego Marinho.



Estiveram presentes os deputados federais Humberto Souto, Virgílio Guimarães e Márcio Reinaldo. 



Comprometida com suas atribuições na prefeitura, Norma Britto aproveitou a oportunidade de estar com o presidente José Alencar para fazer um pedido especial: a recuperação da estrada que liga Pedras de Maria da Cruz a várias comunidades rurais, saindo da BR-135, sentido ao Projeto Jaíba. Sua posterior estadualização foi um compromisso assumido por José Alencar junto ao governador Aécio Neves.  



Antiga reivindicação da população de Pedras de Maria da Cruz, a pavimentação asfáltica da estrada atenderá mais de 15 comunidades rurais, beneficiando inúmeras famílias de pequenos produtores. A prefeitura, inclusive, já desenvolveu um programa de Agricultura familiar para a região, que possui terras muito férteis, próprias para o plantio de grãos. A recuperação do trecho, além de garantir melhores condições de tráfego, servirá fundamentalmente para escoamento dos produtos agrícolas e pecuários até outras cidades, gerando desenvolvimento. 



Pedras de Maria da Cruz é uma cidade atípica do norte-mineiro. A maior parte de seus habitantes está localizada na zona rural, trabalhando com a agricultura e a pecuária. Portanto, cabe à administração municipal oferecer condições de transporte que sejam seguras e adequadas para o fluxo de veículos e passageiros. Por isso, a prefeita  Norma Britto Pereira também solicitou ao presidente José Alencar que autorizasse a recuperação da via que liga o município a Ibiricatu, no distrito de São Pedro das Tabocas. Já a estadualização da estrada que ligará Pedras de Maria da Cruz ao Projeto Jaíba é um fator que delegará aos órgãos competentes do governo estadual a manutenção da via, já que os recursos oriundos do FPM - Fundo de Participação dos Municípios são insuficientes para que a prefeitura arque com essas despesas.  



Disposto a deixar o constrangimento de lado, já que a fazenda Canta Galo, de sua propriedade, está localizada no final da via que liga Pedras de Maria da Cruz à Jaíba, José Alencar disse para a prefeita que envidará todos os esforços junto ao governador Aécio Neves para resolver, com urgência, os problemas das duas estradas. Segundo ele, os deputados Gil Pereira e José Santana, em outras reuniões, já tinham relatado a precariedade das estradas e o sofrimento dos moradores das localidades, requisitando seu apoio para o asfaltamento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por