Terminou nesta quarta-feira (4), o prazo para os interessados em eleger os seus representantes nas eleições municipais de outubro. A data encerrou o prazo para tirar o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio eleitoral e pedir a alteração de endereço no título no caso de mudança de residência dentro do mesmo município. Também nesta quarta-feira foi encerrado o prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitasse sua transferência para uma seção eleitoral especial.
O cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016 teve início no dia 1º de novembro de 2014. A Justiça Eleitoral registrou 6.742.664 pedidos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título) e 4.213.920 solicitações de transferência de domicílio eleitoral.
A partir de agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará o processamento do cadastro eleitoral, com os dados atualizados dos eleitores em todo o país que estarão aptos a votar no pleito de outubro. Os dados devem ser divulgados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) em meados do mês de julho.
De acordo com as estatísticas do TSE referentes ao mês de março, o Brasil conta com 145.537.177 eleitores.