O vice-presidente da República Michel Temer (PMDB-SP) foi notificado do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) por volta das 11h30 desta quinta-feira (12) pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado. A partir desse momento, e oficialmente, Temer se tornou presidente da República em exercício.
Paulista, Michel Temer, 75 anos, é advogado constitucionalista e foi Procurador Geral do Estado de São Paulo na gestão de Luiz Antônio Fleury (1991-1995), deputado federal, presidente do PMDB, presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da república.
Mesmo que de forma indireta, ao assumir a presidência da República Temer quebra uma ausência de presidentes paulistas que data de 1906, quando Francisco de Paula Rodrigues Alves (Rodrigues Alves), governou o País. É certo que o mesmo Rodrigues Alves seria reeleito em 1918, mas acabou por contrair gripe espanhola, vindo a falecer, e no seu lugar assumiu o cargo o mineiro de Santa Rita de Sapucaí, Delfim Moreira. (M.V.)