Vitor Costa
Estagiário
O Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS é um direito do cidadão, além de facilitar o atendimento no momento da marcação de consultas, exames e na retirada de medicamentos garantidos à população. Em Montes Claros os cartões não estão sendo entregues.
O Cartão SUS é considerado de alta importância para o Ministério da Saúde, mais ainda para as pessoas que o utilizam, assim como para o próprio controle do sistema. Afinal, o documento tem como objetivo guardar todas as informações do paciente no banco de dados constando todos os atendimentos que foram prestados.
Mensalmente diversos exames são perdidos, pois os dados de contato dos pacientes estão desatualizados no sistema do SUS e caberia ao município providenciar a atualização desses dados cadastrais.
DIFICULDADE PARA O POVO
O atraso na entrega dos cartões dificulta as unidades de saúde no atendimento da população que ainda não o possui, e a situação pode complicar em casos solicitação para exames de urgência.
Além de casos que envolvam a saúde o documento é solicitado por algumas empresas da cidade na hora da contratação. Devido a não realização do procedimento no município pais de família correm o risco de perder uma vaga no mercado de trabalho.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, os funcionários responsáveis pela emissão dos cartões SUS no hall da prefeitura eram contratados e não tiveram o contrato renovado com a mudança de gestão. A assessória ainda diz que o prazo para a normalização da situação será no máximo em dez dias corridos.