Logotipo O Norte
Terça-Feira,2 de Setembro

População reclama das contas da Copasa

Jornal O Norte
Publicado em 24/05/2007 às 09:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:05.

A população de Montes Claros mais uma vez foi surpreendida pelos altos valores cobrados pela Copasa nas tarifas de água e esgoto, exatamente quando esperava que a determinação da empresa, de mudar os hidrômetros residenciais, reduziria os custos dos serviços prestados. Isso não vem ocorrendo e as contas, em muitos casos, tiveram seus valores praticados triplicados.



O assunto foi abordado pelo vereador Valcir Soares - PTB da tribuna da câmara nesta semana. Segundo ele, vários moradores, de diversos bairros da cidade o procuraram para reclamar dos valores exorbitantes, pedindo que sejam tomadas providências para impedir o que consideram um abuso da empresa.



- O povo tem razão em reclamar, já que todos esperavam que com os novos hidrômetros a medição do consumo de água seria correta e traria economia ao usuário. Os valores das contas, ao contrário, aumentaram de forma assustadora e é preciso que a Copasa explique o que aconteceu - disse, destacando o caso de um morador da rua Fluminense, no Bairro Maracanã, cuja conta da Copasa chegou à sua casa com valores quase três vezes mais altos que os das contas anteriores.



- A conta dele não passava dos 50 reais e neste mês ela veio com o valor quase triplicado: de 114 reais. Mais uma vez a Dona Copasa decepciona a população de Montes Claros - acrescentou.



LEI SECA



De acordo com Valcir Soares, a cobrança exorbitante da Copasa é um abuso que precisa ser contido pela justiça - ele recorrerá ao ministério público nesse sentido, por se tratar de um bem do qual ninguém pode se ver privado.



- Praticamente a água é o nosso maior bem. Ninguém vive sem água. Mas a Copasa, com as suas contas que muitas famílias não podem pagar, está impedindo que muitos tenham acesso ao produto, já que quando a conta não é paga o abastecimento de água é imediatamente cortado pela empresa.



Ainda segundo Valcir Soares, o povo acaba fazendo o impossível para pagar as tarifas, deixando até mesmo de comprar mantimentos de primeira necessidade para assegurar o abastecimento porque com a Copasa não tem acordo.



- Não pagou, o corte é feito e o abastecimento só volta depois de a dívida, toda ela, ser acertada.



TAXA DE ESGOTO



Valcir Soares também afirmou que pedirá agilidade da justiça em relação à cobrança de 100% da taxa de esgoto, serviço que não é prestado pela Copasa em Montes Claros, mas que é cobrado da população há anos.



- Essa cobrança só deveria ocorrer depois que a Estação de Tratamento de Esgoto estivesse funcionando na cidade. Até lá, a empresa teria que reduzir a tarifa alusiva ao serviço à metade, o que ela não tem feito - disse, lembrando das tentativas de acordo nesse sentido feitas pela câmara municipal, que diante da recusa da empresa em aceitá-lo recorreu à justiça para conseguir a redução das taxas.



- Além de reduzir as taxas, a Copasa deve ressarcir ao povo de Montes Claros todo o dinheiro gasto no pagamento de um serviço que ela jamais prestou no município. Vamos insistir para que a justiça seja feita nesse sentido - finalizou Valcir Soares.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por