Polícia Militar vai remanejar unidades de segurança

-

Jornal O Norte
Publicado em 08/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:06.

POR MARCELO VALMOR

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, nesta semana, dois Projetos de Lei do Executivo Municipal, que autorizam a desafetação da categoria de área verde para área dominical de um terreno situado no bairro Delfino Magalhães e a cessão de parte da área institucional situada no loteamento do bairro João Botelho. As duas áreas serão entregues ao 10º Batalhão de Polícia Militar para que sejam construídas novas unidades de segurança, permitindo o remanejamento de outras unidades para esses espaços. Os projetos foram analisados pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e aprovados em regime de urgência pelo plenário do legislativo municipal, no dia 05 de julho.

Segundo o vereador Valcir da Ademoc (PTB), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Montes Claros, os projetos aprovados são fundamentais para aumentar a sensação de segurança nos dois bairros.

- São dois instrumentos importantes que a Polícia Militar passa a ter para melhorar a segurança dessas regiões, quando esperamos reduzir o alto índice de criminalidade, furto, roubo e homicídio – avalia o vereador.

COBERTURA
Montes Claros é dividida em dois Batalhões. Um deles, o 10º Batalhão, possui três Companhias e sete Pelotões. A 145ª Companhia da Polícia Militar é parte dessa estrutura, e será remanejada do bairro Esplanada para o bairro Delfino Magalhães, enquanto o Pelotão que atende ao bairro Morrinhos e adjacências será recolocado no bairro João Botelho, segundo a nota da assessoria de imprensa do 10º Batalhão de PM.

- Não serão construídas novas unidades, e sim uma realocação. Tais mudanças serão de suma importância, pois trarão ainda mais aproximação com a comunidade. Essas novas sedes, depois de construídas, oferecerão espaço físico apropriado para o bom desenvolvimento da atividade policial, assim como um atendimento cada vez melhor ao cidadão, possibilitando ao Policial Militar conhecer cada vez melhor a realidade onde desenvolve seu trabalho – explica a nota.

Na subárea da 145ª Companhia da Polícia Militar são atendidas cerca de 170 mil pessoas, moradores dos diversos bairros que compõe os Pelotões da Companhia e, ainda, a população flutuante que visita esta região rotineiramente, não observando a redução no número de pessoas atendidas a partir das mudanças propostas pela PM à Prefeitura de Montes Claros.

Plenamente integrada às comunidades onde está inserida, a Polícia Militar, através da aprovação dos Projetos de Lei 050 e 051/2016 pela Câmara Municipal, poderá dar continuidade as ações sociais nessa região.

De acordo com o 10º BPM, o Batalhão desenvolve junto às comunidades que estão sob os cuidados da segurança da 145ª Companhia, projetos sociais como o ‘Gingando Acontece’, projeto de Jiu-jitsu desenvolvido pelo Pelotão do Independência, e ‘Vozes da Paz’, coral com alunos da escola estadual Levi Durães Peres, localizado no bairro Santa Lúcia.

Para fazer plenamente a cobertura de segurança pública de toda essa área, o 10º Batalhão de Polícia Militar conta com mais de 550 militares.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por