POR MARCELO VALMOR
Com a revogação da domiciliar do prefeito licenciado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), a cena política montes-clarense volta a contar com o seu mais importante ator. Em entrevista na quarta-feira (27), Muniz deixou claro que está sendo formada uma ampla coligação com vários partidos políticos, entre eles o PMDB, para que possa concorrer às eleições municipais e ganhar, de preferência, ainda no primeiro turno.
Agremiação política mais importante da base de apoio que elegeu Muniz no segundo turno em 2012, o PMDB é o único partido presente em todos os 853 municípios do estado. Detém um importante tempo de televisão, além de contar com lideranças expressivas na cidade e região, como o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o ex-deputado estadual Pedro Narciso, o prefeito interino José Vicente Medeiros, o líder ruralista Osmani Barbosa Neto e o médico Danilo Narciso.
Em contato com o Diretório Municipal do partido, em Montes Claros, a reportagem de O Norte confirmou o acordo entre Muniz e o presidente do PMDB, Tadeu Martins Leite, para repetir a chapa vitoriosa em 2012, nas eleições de outubro.
O argumento que a Executiva Nacional do partido estaria exigindo candidaturas próprias em cidades com mais de 200 mil habitantes é repetido, coincidentemente, pelo Rede Solidariedade, de Athos Avelino para se afastar de Humberto Souto, assim como pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de Paulo Guedes, para se afastar do próprio Avelino. Mas não é o caso do PMDB, que confirma que cerra fileiras com o PSB nas eleições de outubro.
Os nomes colocados na disputa como pré-candidatos a vice-prefeito seriam, a princípio, os de Danilo Narciso e do líder ruralista, Osmani Barbosa Neto.
- Sou filiado ao PMDB e tive a minha filiação abonada em Belo Horizonte pelo presidente do partido, o deputado Tadeu Martins Leite, e pelo produtor rural e vice-governador Toninho Andrade. Venho somar e estou colocando meu nome à disposição para as eleições municipais -afirmou Osmani Barbosa.
Outro nome em aberto para a indicação da vaga na composição com o PSB é o do médico Danilo Narciso, cujo sobrenome tem forte ligação com o PMDB de Montes Claros, através do seu pai, o ex-deputado estadual, Pedro Narciso.
- Estamos trabalhando para que isso ocorra e meu nome seja aprovado na convenção do partido como parte da chapa que ajudará a reeleger Ruy Muniz. Na última quinta-feira, tivemos uma reunião do partido para definirmos como isso será feito. O partido está tranquilo e deverá, mais uma vez, repetir a dobradinha com Ruy - explicou.
A coligação liderada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para as eleições municipais de outubro, em Montes Claros, será composta por vários partidos políticos, entre eles, o PMDB.