Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG![]() O centro vai garantir à população o acesso a serviços de saúde, como consultas médicas em 10 especialidades, além de uma equipe multiprofissional |
O primeiro Centro de Especialidades Médicas (CEM) do estado foi inaugurado nesta segunda-feira (11), em Pirapora, pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. O centro vai garantir à população o acesso a serviços de saúde como consultas médicas em 10 especialidades, além de uma equipe multiprofissional.
A implantação do CEM encurta a distância entre a casa dos moradores dos municípios do entorno de Pirapora e uma unidade de saúde pública, atendendo também a população de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Várzea da Palma, Coração de Jesus, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí.
- São quase 200 mil pessoas assistida. Então, estou muito feliz de começar a entregar para Minas Gerais o programa de criação de CEM aqui em Pirapora - afirmou o governador.
Durante a cerimônia, o governador assinou despacho que determina a doação de uma ambulância, além do repasse de R$ 55 mil para a compra de um veículo de transporte de pacientes.
O investimento anual do Estado é de R$ 4,6 milhões, sendo disponibilizadas consultas especializadas nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, pediatria e mastologia. Também uma equipe formada por enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicólogo estará à disposição no Centro.
O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, lembrou da importância da inauguração deste primeiro CEM, que servirá como modelo para os demais que serão entregues à população até o final do mandato.
- O CEM Pirapora foi a nossa inspiração, o desenho de como vai ser feito em outras cidades. Para nós é extremamente importante, pois o que der certo aqui nós teremos a possibilidade de espalhar por toda Minas Gerais - disse.
O governador também garantiu a reforma do vapor Benjamin Guimarães, patrimônio histórico do Estado desde 1985.