(Divulgação)
Contrariando expectativas, o deputado Paulo Guedes (PT), candidato à Prefeitura de Montes Claros, surpreendeu ao anunciar Sued Kennedy Botelho como seu vice, deixando de fora a até então cotada vereadora Iara Pimentel, que irá concorrer novamente como vereadora. O anúncio foi feito no início da noite desta quinta-feira (15).
Professor, nascido em 1964, e filiado ao PT, Sued acumula a experiência de vice-prefeito de Athos Avelino, que administrou a cidade de 2004 a 2008. Em 2009, Avelino e Sued se tornaram inelegíveis por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral. Athos Avelino participou de um evento de cunho religioso em período eleitoral, patrocinado pela Prefeitura de Montes Claros, e seu nome era mencionado todo o tempo. Os organizadores vinculavam a continuidade do evento à reeleição de Athos e Sued. Com a inelegibilidade, o ex-vice-prefeito saiu de cena, mas continuou a militância nos bastidores pelo Partido dos Trabalhadores, sendo sempre visto nos eventos políticos.
O nome da jornalista Felicidade Tupinambá também foi cogitado para vice de Paulo Guedes. Caso ela ou Iara aceitassem o desafio, seria a terceira chapa a ter uma mulher como candidata. Maurício da Santa Casa, do PL, escolheu a agricultora familiar Patrícia Fuji. O candidato Ruy Muniz, do PSB, disputa a prefeitura tendo a médica Luciana Santana como candidata a vice-prefeita. Os outros dois candidatos, Délio Pinheiro, do PDT, e Guilherme Guimarães, do União Brasil, vêm com Eduardo Avelino Filho (Jota) e Otávio Rocha, respectivamente. Com o final do prazo para o fechamento das chapas, os nomes estão postos.