A passagem do transporte coletivo urbano será reajustada a partir desse domingo (07) em Montes Claros, passando a vigorar com o valor de R$ 2,60. A medida foi autorizada pelo Decreto 3.424, de 04 de agosto de 2016, e leva em consideração a última revisão tarifária, que ocorreu em maio de 2015.
Segundo a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte (MCTrans), o reajuste considera a manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do contrato, garantido pela Lei 8.666, levando em consideração os estudos realizados pela equipe técnica da com base na metodologia do GEIPOT.
MELHORIA PARA OS USUÁRIOS
A medida somente será possível porque as empresas concessionárias cumpriram o disposto no contrato firmado em 2015. De acordo com a Associação dos Transportes Coletivos de Montes Claros (ATCMC), entre as melhorias conquistadas para os usuários estão a aquisição 22 novos ônibus, além da construção de 30 novos abrigos.
O reajuste na passagem será de 4,5%. Cabe destacar que entre as cidades de porte médio, Montes Claros está entre as que praticam o menor preço no transporte coletivo.
FISCALIZAÇÃO
O Decreto que reajusta a passagem estabelece cláusulas de proteção ao usuário, buscando ampliar as melhorias na mobilidade urbana da cidade. O não cumprimento das metas pelas concessionárias implicará no retorno imediato da tarifa ao valor atual de R$ 2,50. Além disso, o descumprimento das responsabilidades tributárias pelas empresas também serão condicionantes para o retorno no valor da passagem.
Os novos coeficientes e índices de consumo constantes da planilha de custo do transporte coletivo urbano estarão disponíveis para qualquer cidadão na sede da MCTrans, que está localizada no Terminal Rodoviário.