Eduardo Brasil
Repórter*
Dos quase 129 milhões de brasileiros que estão aptos participar das eleições municipais de outubro, mais de 8 milhões são analfabetos. As informações, divulgadas pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral não levam em conta o Distrito Federal que não participa das eleições por não ter prefeitos, vice-prefeitos ou vereadores.
Os analfabetos não são obrigados a votar, assim como os menores de 18 anos, que correspondem a 2,91 milhões de eleitores para as eleições municipais, e os maiores de 70 anos, que são cerca de 5,6 milhões para o pleito de outubro.
ESCOLARIDADE
Além dos analfabetos, outros 20 milhões de eleitores dizem saber apenas ler e escrever. De todo o eleitorado, aponta o TSE, 44 milhões de pessoas possuem o Ensino Fundamental incompleto, enquanto pouco mais de 10 milhões completaram a etapa fundamental de ensino.
Considerando ainda o grau de instrução dos eleitores, quase 4,5 milhões possuem o Ensino Superior completo, enquanto 3,1 milhões ainda não completaram o ensino universitário. Em relação ao Ensino Médio, aproximadamente 23,3 milhões de eleitores o possuem em grau incompleto e 15,4 milhões de pessoas aptas a votar completaram o antigo segundo grau.
De acordo com o TSE, existem no País exatos 130.469.549 de brasileiros regularmente inscritos perante a Justiça Eleitoral e, portanto, aptos a elegerem seus representantes no executivo e legislativo municipal. Deste total, 67.483.419 são mulheres e 62.824.986 são homens. (*Com TSE)