O orçamento do município de Montes Claros para 2008 deve ser sancionado e publicado até dia 31 de dezembro deste ano, prazo máximo como estipula a legislação. Porém a secretaria de comunicação não informou para O NORTE qual a data especifica de publicação do mesmo.
Apesar de ter sido aprovado, na terça-feira (20) com texto original ao apresentado pelo executivo e sem nenhuma emenda, mesmo tendo sido propostas, a maioria pela oposição, o orçamento é motivo de dúvidas para os vereadores. Lipa Xavier ( PCdoB) esta consultando especialistas para entrar na justiça contra o município, alegando irregularidades no orçamento, principalmente com relação, a aplicação de 23,64% na educação, ao invés dos 25% como regem a Lei Orgânica Municipal e a Constituição Federal.
A previsão orçamentária é de R$ 473 milhões e 473 mil, mas regiões de Montes Claros que seriam beneficiadas por melhorias de infra-estrutura, foram esquecidas e as emendas apresentadas rejeitadas pela maioria dos vereadores. Obras como a construção de passarela na avenida João XXIII – em frente ao hospital Aroldo Tourinho, ampliação e pavimentação da avenida São Judas Tadeu, implantação do núcleo de prevenção à criminalidade, implantação e manutenção do centro de referência da mulher, revitalização da praça Flamarion Vanderley e revitalização do parque da Sapucaia, foram recusadas pela bancada governista.