O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, destacou o caráter democrático do país e disse que o Brasil é um exemplo da defesa dos direitos humanos.
- O Brasil é um país democrático, comprometido com os direitos humanos e com uma política externa independente – disse.
Guterres afirmou ainda que o Brasil “demonstra ao mundo que os diretos humanos devem respeitados pelo seu valor, e não em razão de objetivos políticos ou militares”.
- Esse é o papel que o Brasil pode desempenhar em um mundo que caminha para a multipolaridade: demonstra a universalidade dos direitos humanos e a importância do diálogo para a solução dos problemas globais - completou.
Guterres, que é português e foi aprovado por unanimidade para o cargo no dia 13 de outubro, vai suceder o sul-coreano Ban Ki-Moon em janeiro disse ainda que as leis mais avançadas de proteção a refugiados estão no Brasil e na Argentina. Além de reunião com o novo secretário-geral da ONU, Temer recebeu os presidentes de países de língua portuguesa, que estão no País para a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.