Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
A câmara municipal de Montes Claros aprovou em regime de urgência projeto de lei do executivo que autoriza o município a firmar convênio com o Estado para implantação do projeto Olho Vivo na área central da cidade, região em que a violência e a criminalidade vêm aumentando de forma assustadora.
- A partir da aprovação do projeto, o sistema Olho Vivo deverá entrar em funcionamento, em caráter experimental, ainda neste semestre – informa o vereador Antônio Silveira.
Segundo ele, a princípio serão instaladas pela polícia militar duas câmeras de vídeo em locais estratégicos do centro da cidade, com a colocação de monitores em locais que permitam aos comerciantes acompanhar as imagens e, assim, se certificarem de que o sistema é realmente eficiente e garante a segurança de seus negócios.
- Será uma forma de atrair os comerciantes ao sistema, adiantando os benefícios que eles terão se aderirem ao projeto. Com o Olho Vivo, os comerciantes terão a segurança que exigem. Acredito que todos eles estão interessados no sistema que já mostrou ser eficiente em vários centros do estado e do país.
REFORMA GARANTIDA
Antônio Silveira também destaca que o convênio a ser firmado com o Estado elimina do município custos ocasionados pela instalação do sistema – que exigirá a abertura de valetas em ruas centrais da cidade, para colocação de tubos que permitam a passagem subterrânea dos cabos que sustentarão a monitoração das imagens por 24 horas ao dia.
- Os custos dessas reformas ficarão por conta da empresa que vencer a concorrência para tocar as obras. É um convênio oneroso, portanto, que rompe com o costume de empresas atenderem à população e ao próprio município, explorando as vias públicas sem pagarem por isso, ficando essa responsabilidade, enfim, para o povo – completa o vereador Antônio Silveira. (EB)