De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas 1.177 escolas foram ocupadas em todo o país, incluindo oito em Minas Gerais
Em algumas cidades, os eleitores que irão às urnas neste domingo para a votação em segundo turno deverão ficar atentos aos locais de voto. É que, em todo o país, escolas, institutos e universidades federais que são colégios eleitorais estão ocupados por estudantes que protestam contra medidas tomadas pelo governo federal. Isso fez com que os tribunais regionais eleitorais dessas localidades fizessem algumas alterações.
Em Minas Gerais, oito escolas que estão ocupadas são locais de votação: sete em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora. Em Montes Claros nenhum estabelecimento de ensino foi ocupado.
SEM ALTERAÇÕES
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o processo eleitoral será mantido em belo Horizonte e Juiz de Fora sem alterações. A decisão se deu após reunião do Ministério Público com representantes do movimento estudantil. Ficou acertado que os manifestantes não precisarão se retirar das escolas ocupadas. Será feita uma delimitação do local de mobilização dos estudantes, de forma a não atrapalhar o fluxo dos eleitores.
Por sua vez, o TRE-MG se comprometeu junto ao governo estadual a garantir que não haja uso de força policial e de violência ou qualquer tipo de contato prejudicial ao movimento e aos manifestantes