O que o governo precisa fazer pela região

Jornal O Norte
Publicado em 23/10/2007 às 10:24.Atualizado em 15/11/2021 às 08:20.

A deputada estadual Ana Maria - PSDB faz uma análise isenta das regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri no cenário de investimentos de Minas Gerais, do orçamento do Estado para 2008 e do PMDI - Plano mineiro de desenvolvimento integrado.



Segundo ela, em relação às perspectivas de crescimento não se pode deixar de avaliar algumas condicionantes, tais como:



IDH-M; percentual de pessoas com renda per capita inferior à linha da pobreza; expectativa de investimentos; investimentos em educação, saúde e saneamento básico; êxodo rural, urbano e regional.



Ana Maria lembra que as projeções da Fundação João Pinheiro, no tocante ao êxodo das regiões mais carentes do estado são claras: as regiões menos favorecidas, como o Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri tendem a perder população para regiões como a Central e Triângulo, que conseqüentemente terão um maior crescimento, tendo em vista que a população das regiões mais carentes está saindo na busca de novas oportunidades.



- Tal fator modifica o índice populacional das regiões, fazendo com que os municípios do Norte de Minas, por exemplo, experimentem uma redução de sua população influenciando diretamente na diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma vez que a condicionante população é base de cálculo para a distribuição do fundo.



POBREZA



O abismo existente entre as diversas regiões do estado de Minas, as desigualdades de oportunidades, bem como a falta de expectativa real de alteração imediata do quadro socioeconômico do Norte de Minas, Jequitinhonha e do Mucuri tem como resultado um estrangulamento, acentuando assim, um grande número de pobres e indigentes que vivem nessas regiões.



- Demanda-se do poder público que políticas sociais e econômicas sejam capazes de reduzir a pobreza e a indigência.  Os investimentos nas regiões Norte, Jequitinhonha e Mucuri por conseqüência devem ser enfatizados, primando pela oferta de empregos, escolaridade formal, qualificação de mão-de-obra e garantir o acesso aos serviços públicos, em especial aos serviços de saúde, segurança pública e moradia, tão latentes, além de impulsionar a provisão de crédito e a assistência técnica para a agricultura familiar e micro-negócios urbanos com vocação para as demandas regionais. (Com AP)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por