Lucimery Lopes
Estagiária
Hoje, sexta-feira, 21 de abril é feriado em homenagem a Tiradentes, considerado o grande herói brasileiro. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu em São João Del Rei e durante sua vida foi tropeiro, minerador, militar e dentista. Hoje, séculos após a causa heróica pela qual deu a vida, a liberdade do Brasil, a sua figura continua respeitada pelos brasileiros, mas a data já não recebe a mesma atenção como antes. Nem mesmo nas escolas o mártir da independência estaria recebendo as reverências necessárias, o que seria de suma importância em um momento em que o Brasil enfrenta graves crises – desde a financeira, passando pela política até a moral e ética –, e se vê carente de cidadãos exemplares, como Tiradentes.
INCONFIDENTE
No período que o Brasil ainda era colônia de Portugal, Tiradentes ficou conhecido pela Inconfidência Mineira, um movimento que tinha como objetivo separar o Brasil de Portugal. Porém, o movimento foi descoberto e Tiradentes, traído, acabou condenado à morte. Foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Muitos historiadores relatam que, antes de morrer, Joaquim José da Silva Xavier teria dito a seguinte frase: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra. Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”.
PRIMEIRO VULTO
Eupronio da Costa Neto, professor de História da Funorte e do Colégio Indyu, reitera sobre quem foi Tiradentes e a sua representatividade para o Brasil.
- A figura de Tiradentes se consolidou como o primeiro vulto nacional, ou seja, ele foi o primeiro herói do Brasil, em caráter de independência. No primeiro momento, a figura de Tiradentes não foi lembrada ou falada como herói, pelo fato de o movimento da inconfidência ter sido abafado e vencido. Na época, relacionar a figura de Tiradentes a herói era crime contra o governo – explica professor.
O professor completa que só em 1889, com a queda do 2º reinado é que a figura de Tiradentes voltou a ser um símbolo para o povo, representando a sua luta contra a colônia, já que o herói nacional lutou em nome da pátria.
FERIADO
Centenas de anos depois de sua morte, a data é comemorada em todo o território nacional, mas o feriado já não ganharia tanta importância quanto deveria.
Eupronio ressalta que um dos motivos seria a associação ao recente período militar (1964-1985), que deixou as pessoas receosas de festejarem a passagem.
- Hoje, percebemos que o feriado parece não ter a importância que deveria ter, pelo seu grande significado. E porque isso acontece? Tiradentes representa o herói brasileiro, porém, ele está ligado ao militarismo, já que foi um militar, e quando falamos de militarismo associamos o termo à ditadura militar, que foi um processo recente na cabeça de muitos intelectuais. Então, indiretamente comemorar o dia de Tiradentes seria fazer uma menção à ditadura. Inclusive, têm muitos historiadores que querem rever se, em um contexto histórico, Tiradentes realmente foi mesmo tudo aquilo de que falam - observa o professor de História.