Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

Nova Porteirinha: mulheres querem se manter no poder

Na eleição deste ano, para cada dois candidatos do sexo masculino, há uma mulher disputando uma vaga à Câmara Municipal

Jornal O Norte
Publicado em 30/08/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:11.

Por Oliveira Júnior


Desde quando foi emancipado, em 21 de dezembro de 1995, o município de Nova Porteirinha mantém a representatividade feminina no poder. Houve período em que elas dominaram o legislativo local. Isso foi na legislatura de 2005 a 2008 quando dos 9 vereadores, cinco eram do sexo feminino sendo a maior proporcionalidade de mulheres no legislativo brasileiro.

Na eleição deste ano, para cada dois candidatos do sexo masculino há uma mulher disputando vaga na Câmara de Nova Porteirinha.  A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de 46 candidaturas a vereador. Dos 46 candidatos, 15 são mulheres e 31 são do sexo masculino.

Marilza Pereira Souza Mendes (PP) além de ser a mulher com mais tempo na política eletiva deste município é também a detentora do maior número de vitórias nas eleições de Nova Porteirinha. Ela ganhou todas as cinco disputas. Foi eleita três vezes consecutiva vereadora – exerceu o mandato de 1997 a 2004 – e está no segundo mandato seguido de vice-prefeita – 2009 a 2016 – e neste ano é candidata a prefeita. Em julho de 2012, para não ficar inelegível como candidata a vice, Marilza optou pela renúncia do mandato (faltavam seis meses) para não assumir a prefeitura diante do afastamento do titular por duas semanas.

Em segundo mandato consecutivo, a vereadora Joélia Barbosa Santos (PMDB) busca se manter como legisladora e assim como na expectativa de que o espaço e a voz feminina na Câmara seja aumentada. Joélia Barbosa disputará a terceira eleição seguida. Pelo menos ela já mantém o equilíbrio político na família.

O marido, Aélcio José dos Santos foi vereador nos dois primeiros mandatos e não disputou a terceira eleição. Ele é o maior batalhador do ingresso na esposa na política. Joélia é a única representante da bancada feminina na Câmara local. Na legislatura passada era tinha a companhia de duas colegas, uma delas inclusive chegou a assumir interinamente a prefeitura, em julho de 2012, diante do afastamento do prefeito e da renúncia da vice-prefeita.

Duas mulheres estão no páreo para retornar à Câmara Municipal de Nova Porteirinha: Maria Antônio (Tonha) Lima (Solidariedade) e Regina Antônia de Freitas (PSL), são candidatas.

Tonha foi vereadora por quatro mandatos seguidos e em 2012 articipou da eleição como candidata a vice-prefeita. Regina, por sua vez, está ausente do legislativo há duas legislaturas. Antes de começar a atual campanha, Regina era secretária municipal de Saúde, enquanto que Tonha atuava na área social na administração da qual foi adversária quatro anos atrás. As duas estão na mesma coligação, lembrando que tempos outrora faziam parte da mesma bancada partidária.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por