Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

Nova Porteirinha: candidatos buscam apoio do governo por eficiência no projeto Gorutuba

Juraci da Biosolo inclui em seu programa de governo ações que fortalecem a produção de alimentos e assegura o emprego das famílias de Nova Porteirinha

Jornal O Norte
Publicado em 31/08/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:11.

POR OLIVEIRA JÚNIOR


Produtor rural e empresário no ramo da agropecuária, o candidato a prefeito Juraci Fagundes Jácome (PMDB), o Juraci da Biosolo, inclui em seu programa de governo ações que fortalecem a produção de alimentos e assegura o emprego das famílias de Nova Porteirinha. Ele cobra insistentemente do governo federal a conclusão da obra de transformação do sistema de condução de água de canais abertos para tubulação no projeto Gorutuba.

Acompanhado do empresário do setor de alimentos Edésio Vital Neto (PSDB), candidato a vice-prefeito em sua chapa, Juraci esteve em Belo Horizonte onde recebeu o apoio do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (PMDB), e do deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho (PMDB), que até maio último era secretário no governo mineiro.

Juraci e Edésio sensibilizaram o vice-governador Antônio Andrade e o deputado Tadeuzinho a fazerem gestão junto ao governo federal, mais precisamente ao Ministério da Integração Nacional, no sentido de que facilite à Codevasf a priorizar a obra de tubulação do projeto Gorutuba, situado no município de Nova Porteirinha. Esse investimento vem sendo assegurado desde 2010, mas se encontra paralisado o que desestimula os produtores e a população.

O empreendimento prevê a substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais por tubulação pressurizada gravitacionalmente, aproveitando a carga hidráulica disponível.

- Essa obra é de grande importância, pois evita mias demissões no setor e ainda faz com que haja o uso racional da água da barragem do Bico da Pedra - diz Juraci da Biosolo.

Ele está preocupado com a situação da represa que, nessa terça-feira (30), apresentava redução de meio metro em seu volume neste mês. O nível de água na barragem formada no rio Gorutuba se encontra 13,90 metros abaixo da sua capacidade e bem próximo (4 metros) do ponto crítico que suspenderá a destinação de água para a irrigação.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por