Diretores prometem
soerguer a entidade
que representa vereadores
de 93 municípios
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O vereador Guila Ramos – PL, vice-presidente da câmara municipal de Montes Claros, e vice-presidente eleito da Avams – Associação dos vereadores da área mineira da Sudene acredita que a nova diretoria da entidade, a ser empossada no próximo dia primeiro de junho, em solenidade às dez horas, na Sala Geraldo Freire, anexo ao prédio do legislativo, desenvolverá um trabalho à altura dos vereadores associados.
Membros da nova diretoria da Avams, ao lado de deputados
da bancada norte mineira (foto: divulgação)
- Acredito que a Avams tomará novos rumos com a sua nova diretoria, presidida por Abelardo Carlos Pimenta, no sentido de que ela possa, finalmente, desenvolver o trabalho para o qual foi criada, de representar os 93 parlamentos municipais da região – ressalta Guila Ramos, que ao lado de membros da futura mesa diretora da Avams esteve em Belo Horizonte, na semana passada, buscando apoio para a entidade.
- Estivemos com os deputados da Frente Parlamentar do Norte de Minas e eles hipotecaram apoio à nova direção da Avams, no sentido de que a entidade alcance as metas que estão sendo colocadas. Todos eles se comprometeram a somar nesse sentido e acredito que a partir dessa adesão a Avams dará uma guinada expressiva em direção aos objetivos que forjaram a sua criação, relegados a um segundo plano por conta de uma estruturação que já estamos organizando – acentuou o vereador.
Segundo ele, no contato com a bancada norte-mineira os deputados confirmaram disposição para apresentarem emendas ao orçamento do Estado em benefício da associação.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Na capital mineira, a comitiva da Avams, composta por Guila Ramos e ainda por Abelardo Pimenta, presidente eleito, Valquíria Cardoso, do Conselho Fiscal, e por Solange Cardoso, da assessoria de comunicação, foi recebida também em audiência pelo presidente da assembléia legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho – PP.
- Levamos ao presidente da assembléia mineira o nosso pedido para que ele também nos ajude a soerguer a Avams. Ele nos prometeu toda a assistência possível e correspondeu ao convite da entidade confirmando sua presença na posse da nova diretoria no dia primeiro de junho – destacou Guila Ramos, informando que os membros da Avams estiveram ainda com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel - PT, que também deverá estar em Montes Claros para as solenidades.
- A visita deles será um sinal positivo de apoio à Avams, que é a maior entidade representativa dos parlamentos municipais em Minas Gerais e que precisa garantir seu espaço no cenário da nossa política, como entidade que de fato represente os vereadores da região, atualmente sem terem suas demandas atendidas pela entidade, devido à fragilidade estrutural com que ela vem se mantendo nos últimos anos.
ESTRUTURA
Guila Ramos lembra que existe uma lista de medidas que a nova diretoria tomará e que ele considera necessárias para que a Avams possa retomar seu papel de condutor das demandas dos vereadores do Norte de Minas.
A principal delas, segundo ele, é organizar a entidade no sentido de que ela tenha condições logísticas para prestar seus serviços na região, começando pela construção de sua sede própria, em Montes Claros, com todo o corpo funcional necessário para dinamizar as ações de enfrentamento dos problemas que se avolumaram nos últimos anos.
- Hoje, a entidade está instalada em prédios alugados. A nossa meta é conseguir da prefeitura de Montes Claros a doação de um terreno para que construamos a sede aqui, no município, considerando que nossa câmara de vereadores é uma referência parlamentar na região. Esperamos o apoio da administração municipal nesse sentido, já que esperamos dos deputados indicação de verbas orçamentárias para a construção do prédio – disse.
UNIDOS E FORTES
Guila Ramos entende que somente com a união das forças políticas é que a Avams seguirá adiante no seu propósito de ser a principal representante dos vereadores de 93 municípios regionais.
- A entidade estava desamparada desse apoio político, até mesmo pela ausência de articulações contundentes nesse sentido - ressalta.
Com a nova diretoria (que inclui ainda Cori Ribeiro – PPS, presidente da câmara de vereadores de Montes Claros, que na nova mesa diretora da entidade responderá pela secretaria geral), Guila Ramos acredita que a imobilidade da Avams se tornou coisa do passado, frisando que a expectativa é de que os resultados positivos sejam conhecidos em breve.
- Estamos caminhando nesse sentido e esperamos que em breve tenhamos sucesso nas nossas iniciativas – encerrou Guila Ramos, que nas eleições passadas, da entidade, ao lado do vereador Athos Mameluque – PMDB, concorreu à direção da Avams.