Política

Norte de Minas quer parceria com o Ministério Público

Durante visita do Procurador Geral, Jarbas Soares, prefeitos entregaram demandas

Márcia Vieira
20/06/2023 às 01:35.
Atualizado em 20/06/2023 às 02:39
Presidente da Amams, Nilson Bispo , acredita em parceria com o MP pata construir barraginhas (MARCIA VIERA)

Presidente da Amams, Nilson Bispo , acredita em parceria com o MP pata construir barraginhas (MARCIA VIERA)

A  Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) quer mais do que caminhões-pipa para minimizar o problema da seca no Norte de Minas. De acordo com Nilson Bispo, presidente do órgão e prefeito de Padre Carvalho, um projeto que prevê a construção de 10 mil barraginhas já foi elaborado e está em busca de parcerias para ser viabilizado. Foi essa a demanda entregue pelos prefeitos norte-mineiros, ao Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr, durante reunião na sede da Amams. ”O projeto é para ser executado num prazo de 10 anos. Entregamos ao Procurador para colocar em apreciação e nos ajudar com recursos oriundos das apreensões e multas”, explica Nilsinho, pontuando que a medida vai melhorar o meio ambiente e impactar positivamente na questão da seca que assola há muitos anos a região e traz prejuízos diversos, especialmente aos pequenos produtores. 

O Presidente acrescentou ainda que as medidas paliativas encontradas pelo Governo do Estado, como a distribuição de água em carros-pipa, ajudam, mas não resolvem o problema. Já as barraginhas, que são pequenos barramentos para segurar a água da chuva e podem ser construídas em todos os municípios,seriam uma solução a longo prazo e em caráter definitivo. 
Em resposta à demanda, o Procurador Jarbas Soares Jr. Afirmou que o Ministério Público está sempre aberto a dialogar sobre todos os bons projetos que possam ser incorporados aos recursos que o órgão dispõe, bem como às verbas que o órgão recupera. “Trabalhamos hoje nessa linha de construir soluções. Recebemos essas reivindicações e se for da nossa competência o MP faz. Se não, encaminha aos órgãos responsáveis. A comunidade do Norte de Minas está descobrindo a cidadania e já elegeu o Ministério Público como parceiro”, ressaltou.

Vigilância 
Outra demanda entregue ao chefe do Ministério Público mineiro, foi o pedido feito pelo prefeito de Jaíba e presidente do Consórcio União da Serra Geral, Reginaldo Antônio Silva, que entregou ao procurador um projeto elaborado para aquela região. O projeto orçado em cerca de 3 milhões pretende munir todos os 15 municípios filiados de câmera de vigilância.”O monitoramento trará segurança para nossa população e vai facilitar o controle pela Polícia Militar, que ajudou a elaborar o projeto. A necessidade é maior em alguns pontos específicos das cidades, especialmente nas proximidades das escolas”, disse o prefeito que já havia feito o pedido inicial há 4 meses, quando da visita do Procurador àquela cidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por