Da Ascom/Amams
O secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, estará em Montes Claros no próximo dia 24, quando estará inaugurando o escritório técnico-administrativo do colegiado dos secretários municipais da Saúde de Minas Gerais – Macronorte, em uma das salas da Associação dos municípios da área mineira da Sudene (AMAMS). A solenidade de inauguração está prevista para acontecer às 10 horas, com a presença de secretários municipais de Saúde, prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais do Norte de Minas.
A decisão para instalação de uma sala do Cosems – Macronorte na sede da AMAMS, surgiu após uma reunião entre os dois presidentes das entidades, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis; e Gilson Urbano de Araújo, secretário Municipal de Saúde de Várzea da Palma.
O presidente da AMAMS, Valmir Morais, disse que o Cosems – Macronorte é um importante parceiro que ajudará a dinamizar a saúde e que permitirá maior entrosamento entre os secretários municipais de Saúde do Norte de Minas. Lembrou que a entidade contribuirá para a concretização da municipalização da saúde na região.
O fortalecimento da municipalização das ações e serviços de saúde, segundo o presidente do Cosems, Gilson Urbano, é a principal meta da entidade. Ele informa ainda que o Colegiado sempre se destacou na defesa dos interesses municipalistas da saúde, atuando sempre no sentido de promover ações concretas e projetos políticos decisivos que busquem oferecer a todos os cidadãos, uma atenção à saúde universal, integral, de qualidade e que promova melhores condições de vida. “Muito ainda precisa ser feito em relação a melhoria da qualidade de vida, principalmente na área da saúde onde conseguimos alguns avanços. Mas com certeza muito ainda precisa ser feito em nossa região que, como se vê, tem que ter um tratamento diferenciado por parte dos governos estadual e federal das demais regiões do Estado. É importante a instalação do Escritório Técnico-Administrativo do Cosems – Macronorte, em uma das salas da AMAMS, pois a entidade é o importante fórum das discussões políticas e que congrega todos os 92 municípios do Norte de Minas”, comentou o presidente do Cosems - Macronorte.