Ampliar para 1% do orçamento da União os recursos destinados ao esporte e contar com o apoio dos deputados estaduais mineiros a essa reivindicação. Essa foi a motivação da vinda da presidente da Frente Parlamentar do Esporte do Congresso Nacional, deputada federal Manuela D´Ávila (PcdoB-RS), ao encontro com a Frente Parlamentar do Esporte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.Ela lamentou que, atualmente, o setor conta com apenas 0,23% do orçamento. A continuar assim, segundo a deputada, o Brasil será sempre "um país de alguns medalhistas, com sucesso apenas no futebol". Manuela D´Ávila disse que foi lançada uma campanha nacional com o apoio de atletas e profissionais da área para aprovar o aumento já para 2008. "Apelo aos deputados estaduais que se empenhem na concretização do 1%", disse aos parlamentares presentes ao encontro.
Os deputados mineiros presentes ao encontro com a Frente Nacional do Esporte foram unânimes ao considerar o esporte como fundamental para a inclusão social e formação cidadã de quem o pratica.
SITUAÇÃO EM MONTES CLAROS
E, enquanto deputados se unem para melhorar o esporte em todos os setores e níveis no país, em Montes Claros a secretaria de esporte foi transformada em divisão da secretaria de Educação. A iniciativa do executivo foi aprovada pela bancada governista da câmara de Vereadores em fevereiro deste ano.