Na reta final, espera e fila para regularizar o título de eleitor em MOC

Quarta (4) é o último dia para o cidadão acertar a situação com a Justiça Eleitoral

Leonardo Queiroz
03/05/2022 às 00:31.
Atualizado em 03/05/2022 às 10:33
Eleitores tiveram meses para regularizar o documento, com cartórios funcionando em horário ampliado, mas muitos deixaram para a última hora (leo queiroz)

Eleitores tiveram meses para regularizar o documento, com cartórios funcionando em horário ampliado, mas muitos deixaram para a última hora (leo queiroz)

O prazo foi longo e as chamadas para que os eleitores regularizassem a situação foram constantes. Os cartórios eleitorais ampliaram o funcionamento, atendendo até mesmo aos sábados, mas muita gente deixou para a última hora e está tendo que enfrentar grandes filas para conseguir colocar a situação eleitoral em dia até esta quarta-feira (4), prazo final dado pela Justiça Eleitoral.

Até essa data, os brasileiros precisam resolver pendências com o título de eleitor para poder votar nas eleições de 2022. O mesmo vale para transferência de domicílio eleitoral, alterando o município em que vota, e também incluir o nome social no título, no caso de travestis e transexuais.

A partir de 4 de maio, o cadastro será fechado e nada mais poderá ser feito. Essa data vale também para os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida para que façam a transferência para um local de votação mais acessível.

Até meados de abril, Montes Claros possuía mais de 40 mil títulos cancelados por alguma irregularidade. Em Minas, são mais de 1,2 milhão de eleitores que ainda não acertaram a situação junto à Justiça Eleitoral.

De acordo com o chefe do cartório de Montes Claros, José Geraldo Rodrigues de Almeida, o brasileiro tem a cultura de deixar para fazer as coisas na última hora. “Nós estamos há longa data aguardando o eleitor”, ressalta. “Para todas as situações, o nosso prazo se esgota nesta quarta”, afirma José Geraldo. Ele lembra que durante todo o mês de abril o cartório funcionou todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, justamente para que o eleitor pudesse comparecer antecipadamente e evitar transtornos.
 
ON-LINE
José Geraldo alerta que todos os serviços oferecidos no cartório estão disponíveis on-line, no site da Justiça Eleitoral, na página do TSE ou TRE-MG. Lá é possível realizar a transferência de domicílio, alistamento eleitoral e também a revisão dos dados, regularizando o título que se encontra cancelado.

“Neste momento, não conseguimos falar de números, mas muitos ainda não compareceram para regularizar a situação”, diz. 

A montes-clarense Danielle Câmara, que reside na Itália, fala da dor de cabeça que está passando por não ter regularizado sua situação eleitoral com antecedência. “Foi no segundo turno em 2018, fui trabalhar e deixei de votar. Aí, para justificar tinha que esperar. O tempo foi passando e a pandemia chegou, fui adiando... Precisei renovar o passaporte e não consegui por causa da pendência”, lamenta.

Danielle teve que enfrentar a fila e a espera para regularizar a situação. Agora, aprendi a não deixar nada para última hora e já estou resolvendo todas as pendências que ainda tenha com a Justiça Eleitoral. Não quero mais passar por isso”, conta.

O cartório em Montes Claros funciona das 12h às 18h para atendimento presencial na rua João Souto, 670, Centro. Se o título estiver cancelado, é necessário levar documento original de identidade com foto e comprovante de endereço no próprio nome ou nome dos pais. 

Lembrando que quem não regularizar a situação eleitoral não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias, obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por