Cristina Fonseca
Colaboração para O NORTE
O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) esteve presente, nesta quinta-feira (15), no Palácio da Liberdade, para a cerimônia de lançamento do “Travessia 2010”, programa estruturador com ações nas áreas de educação, gestão social, renda, saneamento, saúde e intervenções urbanas.
O Travessia é um programa estruturador sob coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), inserido na área de resultado de “Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva”. O programa tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva da população em situação de vulnerabilidade social por meio da articulação e integração do planejamento, execução e acompanhamento de políticas públicas e do estímulo ao desenvolvimento de mecanismos de participação, monitoramento e controle social sobre essas políticas, em localidades definidas.
Durante a solenidade, o Governador Aécio Neves anunciou que, com essa nova fase, a estimativa da população a ser beneficiada chega a 1 milhão de pessoas e que no ano de 2010 serão investidos R$ 345,4 milhões no programa. O Travessia é realizado por meio de um mutirão de combate à pobreza, envolvendo as principais secretarias e órgãos públicos. Aécio Neves destacou ainda que o conceito de organização de ações públicas do Travessia deveria ser implantado em todo o país: “Esse é um programa extraordinário, que precisa ocorrer no Brasil, nas regiões mais pobres do Brasil. É a conjugação de esforços. São cerca de 15 secretarias de Estado atuando conjuntamente, como se fosse um grande mutirão em cada um dos municípios de menor IDH. Estamos calçando as ruas, fazendo saneamento, levando educação de melhor qualidade, infraestrutura em diversas outras áreas; qualificando as pessoas para atividades que tenham potencial naquelas regiões. É algo transformador. Quem chegar nesses municípios antes do Travessia e voltar daqui um ou dois anos, depois da implementação, vai encontrar outros municípios”, afirmou o Governador.
O Programa será ampliado para 70 municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre as cidades nortemineiras beneficiadas estão: Águas Vermelhas, Berizal, Indaiabira, Mirabela, Montalvânia, Padre Paraíso, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Ubaí e Uruana de Minas.
Para Arlen Santiago: “É uma satisfação imensa ver ampliado um dos mais importantes programas do Governo de Minas. O Governador Aécio Neves e o Vice Anastasia têm priorizado ações em regiões com baixo IDH e é exatamente o que o Travessia faz. Essa iniciativa já está mudando a realidade de muitos municípios mineiros, levando crescimento econômico e o desenvolvimento social”.