O vereador Antônio Silveira ressaltou a importância do convênio firmado pelo município com o Consórcio intermunicipal de Saúde. Para ele, o município terá um ganho expressivo, tanto na questão do transporte de pacientes como na destinação final do lixo hospitalar.
- Montes Claros contará com dois dos dez micro-ônibus que o consórcio disponibilizará para os municípios. Com eles, faremos o transporte de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) dos bairros para os pontos de atendimento com maior dinâmica.
Em relação ao lixo hospitalar, ressalta Silveira, caberá ao consórcio a responsabilidade de recolher, transportar e dar destinação final ao material oriundo do atendimento médico-hospitalar prestado em Montes Claros.
- Importante é que esse processo garantirá ao município habilitação para receber recursos do ICMS-Ecológico, com repasses bem superiores aos valores que a prefeitura de Montes Claros acertou com o convênio junto ao consórcio. Um benefício que somente o município de Juiz de Fora estava apto a receber, exatamente por tratar devidamente o seu lixo hospitalar, preservando o meio ambiente.
INCINERADORES
Antônio Silveira comenta que o desuso de incineradores de lixo (Montes Claros conta com um), em vários municípios, se deve ao fato de que eles não possuem material adequado para sua utilização.
- Em Montes Claros, temos esse aparelho especial, que se chama autoclave. A partir do momento em que o lixo passa pelo aparelho de autoclave, o material hospitalar fica livre de germes, podendo assim ter o mesmo tratamento do lixo comum – explica o vereador, ressaltando que o processo reduzirá o volume de lixo transportado para incineração em Belo Horizonte.
- Certos produtos, é verdade, não podem passar pelo aparelho como seringas, agulhas e outros que precisam ter um incinerador próprio, que evite a transferência de resíduos tóxicos que contaminam o meio-ambiente. (EB)